Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes da UFT vencem 1º Prêmio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins
RECONHECIMENTO

Por Virgínia Magrin | Publicado: Quinta, 14 de Março de 2019, 10h28 | Última atualização em Quinta, 14 de Março de 2019, 11h16

Com o intuito de valorizar os cursos de Arquitetura e Urbanismo, seus formandos e professores, assim como aproximar as instituições de ensino da área, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU/TO) lançou o “1º Prêmio para Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins”. O resultado foi divulgado no dia 7 de março e a cerimônia de premiação será no próximo dia 20 de março.

Os três primeiros colocados do prêmio são da UFT. O concurso avaliou os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) elaborados nos semestres de 2018, por estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo de instituições de ensino superior do Estado - Universidade Federal do Tocantins (UFT), Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) e Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac)

A cerimônia

Os acadêmicos vencedores serão premiados no dia 20 de março, às 19h, no auditório do Sebrae/TO. Durante a cerimônia de premiação a arquiteta e urbanista Laís Faustino discutirá o tema “FAUSS: Desafios Atuais no Cenário da Arquitetura”, uma oportunidade para os acadêmicos e profissionais do Estado.

Os interessados no evento podem se inscrever aqui. A entrada é 1 quilo de alimento não perecível. Será emitido certificado de 3 horas para os participantes. O evento é uma realização do CAU/TO, com apoio do Sebrae.

Abaixo você confere quem são os ganhadores e um pouco do trabalho desenvolvido por cada um deles.

1º Lugar

Em primeiro lugar está Mayara Lange de Paula, com o trabalho “Urbanidade e qualificação ambiental - Intervenção urbana na Feirinha de Araguaína-TO”, sob a orientação da professora Lucimara Albieri de Oliveira. Com um olhar atento e sensível, a autora apresenta soluções urbanísticas e ambientais possíveis de mediar os interesses entre classes, colocando os interesses e direitos das classes mais sensíveis (de menor renda), como fio condutor do projeto, resultando em um espaço de alta qualidade urbanística e ambiental. Tudo isso sem ferir o direito à cidade e à propriedade dos que já o habitam, mantendo, assim, as características e dinâmicas que deram identidade àquele lugar.

2° Lugar

Arquitetura escolar inclusiva: concepção de espaços sensoriais foi o trabalho desenvolvido pela agora arquiteta Marcele Eller Gusmão, sob a orientação do professor Roberto de Almeida Bottura, que ficou em segundo lugar na premiação. O trabalho reúne desde sua elaboração teórica uma inquietação em compreender diversas pedagogias do ensino infantil, buscando entender de que forma a arquitetura pode facilitar o processo de aprendizagem enquanto espacialidade do cotidiano no contexto de uma escola inclusiva. Da abstração à materialização do projeto, a graduanda apresenta soluções inovadoras em inclusão social, conforto e materiais.

3° Lugar

Fernando da Silva Almeida ficou em terceiro lugar na premiação com o trabalho “Modulação, Flexibilidade e Análise: proposta de Habitação Universitária Pré-fabricada”, que contou com a orientação do professor Luiz Gomes de Melo Junior. O anteprojeto da Habitação Universitária foi elaborado a partir da interpretação fundamentada dos aspectos sociais e técnicos que envolvem o tema e teve como premissa a utilização de elementos pré-fabricados e a preocupação com o conforto ambiental, resultando na proposta de um conjunto edilício bastante verossímil e consciente da sua relevância social no contexto em que se apresenta.

Almeida afirma que esse prêmio representa o reconhecimento do trabalho e estudo desenvolvido por eles nos últimos cinco anos e que ele espera que o CAU continue incentivando os futuros profissionais com novas edições dessa premiação.

Quer saber mais sobre a premiação? Clique aqui.

marcador(es): Palmas,Home,Arquitetura