Página inicial > Últimas Notícias > Servidores da UFT visitam o HDT em continuidade ao Projeto Viver Melhor

Servidores da UFT visitam o HDT em continuidade ao Projeto Viver Melhor

Por Daianni Parreira | Publicado: Quarta, 20 de Fevereiro de 2019, 11h30 | Última atualização em Quarta, 20 de Fevereiro de 2019, 15h19

Servidores da UFT durante visita às instalações do HDT-UFT (Foto: Daianni Parreira/Divulgação)Servidores da UFT durante visita às instalações do HDT-UFT (Foto: Daianni Parreira/Divulgação)Em continuidade ao Projeto Viver Melhor, foi a vez dos servidores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) conhecerem o Hospital de Doenças Tropicais, que é vinculado à esta instituição de ensino e filiado à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A visita ocorreu na manhã da última sexta-feira (15) e teve o objetivo de fortalecer o vínculo entre os parceiros do projeto, tendo em vista o propósito de promover um ambiente físico, mental e social saudável aos servidores e estudantes da universidade, por meio de intervenções realizadas pela equipe multipr​ofissional do hospital universitário.

A Chefe da Unidade Multiprofissional, Satila Evely conduziu os visitantes em todas as áreas do hospital. “Essa visita é uma espécie de retribuição as ações que realizamos a posteriori. Dessa vez, trouxemos nossos parceiros para conhecer melhor o nosso local de trabalho. E amadurecermos juntos, outras ações”, disse.
Participaram os servidores do Setor de Ações em Saúde/Unidade Cimba/UFT: psicólogo organizacional e do trabalho, Edilson Barros de Macedo, enfermeiro Vannusso Ferreira de Almeida Menezes e a enfermeira Débora Madruga.

O enfermeiro Vannusso relatou sua impressão do hospital. “Salta aos olhos três características que nos fazem perceber a busca pela excelência no HDT-UFT: a integração e engajamento da equipe multiprofissional para prestar assistência no melhor nível possível; a clara definição dos processos de trabalho, assim como das responsabilidades por estes; os avanços na modernização da estrutura física, sobretudo do espaço assistencial a nível de internação”, comentou.

Para o profissional, concomitante as características supracitadas há uma avaliação permanente dos processos de trabalho que, em última instancia, visa aperfeiçoá-los. “Diante de tudo isso, é possível dizer que o HDT-UFT se tornará cada vez mais um exemplo de sucesso na prestação de serviços públicos de qualidade e um exemplo de gestão”, finalizou.

Na ocasião, durante a trajetória da visita, a enfermeira Débora comentou sobre sua afinidade pela pesquisa e ficou surpresa pelos avanços ocorridos nos últimos três anos. “Equipamentos novos, profissionais capacitados, qualificados e aptos ao exercício de atividades que demandam competências e habilidades para além da técnica, mais engajados num processo para atender pacientes com HIV/Aids, hepatites e demais doenças tropicais”.

Ações do projeto

A primeira intervenção do projeto Viver Melhor na universidade ocorreu em outubro de 2018, e contemplaram aferição dos sinais vitais, frequência cardíaca, pressão arterial, medidas do peso e altura, coleta da glicemia, questionário socioeconômico, e sobre qualidade de vida, entre outros; e os profissionais envolvidos foram Psicólogo, Assistente Social, Educador Físico, Terapeuta Ocupacional, Fonoaudióloga, Fisioterapeuta, Nutricionista, Cirurgiã-Dentista, Enfermeiro, Médico Psiquiatra.
Em dezembro, a equipe multiprofissional realizou 230 testes rápidos de HIV e sífilis com aconselhamentos durante. A ação também ofertou insumos de prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e abrangeu servidores, terceirizados e estudantes da universidade, acima de 16 anos.

As duas atividades ocorreram no Câmpus Cimba da UFT, e esta terceira ação, foi uma visita de cortesia para os profissionais da UFT conhecerem o hospital e delinearem as próximas ações.

Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

marcador(es): Araguaína,Home,HDT-UFT