Página inicial > Últimas Notícias > Obra de professor da UFT é indicada como literatura regional
VESTIBULAR 2019/2

Obra de professor da UFT é indicada como literatura regional

Por Bruna Santos | Supervisão: Samuel Lima | Publicado: Quinta, 14 de Fevereiro de 2019, 14h45 | Última atualização em Quarta, 20 de Fevereiro de 2019, 15h48

A obra literária "As tocantinas" de gênero poesia do professor vinculado ao colegiado de Medicina, Raimundo Célio Pedreira, foi indicado pela Academia Tocantinense de Letras como literatura regional no edital do vestibular UFT 2019/02.

A obra editada pela Editora Universitária (EdUFT), fala sobre os hábitos e tradições do estado do Tocantins, poemas voltados para os povos e costumes da região. O autor do livro, Célio Pedreira, tem expectativas positivas em relação a obra e se sente grato pela indicação da literatura para o vestibular." Eu espero que os professores e os estudantes principalmente, vivam as poesias dessa obra. Eu fico muito alegre pela indicação e agradeço a todos por isso", afirma Pedreira.

O livro pode ser adquirido pela EdUFT no valor de R$ 30,00. A editora fica localizada no anexo da biblioteca, Câmpus Palmas. Os interessados que não moram em Palmas podem estar efetuando o pagamento por transferência bancária. Mais informações podem ser obtidas pelos números  (63) 3229-4453/4301 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

As tocantinas

A obra segue como o curso de um rio extinto e nela aprendemos que vigiar o entardecer vermelho é a sina do canoeiro. O sertão provido de primavera que aparece em “Goiaba no quintal alheio”, “Malícias” e “Jazzmin” contrasta com as agruras de um cerrado seco no vento e no intento de ser humano: “Vem aroeira/que  o machado cega/é no cerne da gente”. O luar abriga uma série de poemas azuis, quando o dia, partindo, começa a gemer e inventa de ir buscar sorriso em pedra. Em “Escavações”, são os ossos que encontram a memória dilapidada pela ausência que insiste em sobreviver ao fogo da estiagem. Na boca da noite, os versos-breu contam sobre o vaqueiro tangendo boi e outros cantos de dor.

Autor

Poeta, escritor, músico e médico, Célio Pedreira é um artista plural, zeloso operário da literatura. Filho de Porto Nacional, na infância, traquinou às margens do Rio Tocantins. Autor de vários livros de poesia e crônica. Compõe a Banda Mestre André. É professor universitário.