Página inicial > Últimas Notícias > Usuários avaliam limpeza e atendimento geral como excelentes em pesquisa de satisfação
HDT-UFT

Por Daianni Parreira | Publicado: Segunda, 28 de Janeiro de 2019, 14h41 | Última atualização em Sexta, 01 de Fevereiro de 2019, 15h46

Araguaína (TO) - O segundo ciclo da Pesquisa de Satisfação do Usuário (PSU) realizada no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) ouviu 365 pacientes e acompanhantes da internação e ambulatório, no período de 22 de outubro a 7 de dezembro de 2018. O resultado apontou o índice de satisfação geral de 80,85%, com destaque para os itens “Higiene, Limpeza e Organização do Hospital” e o “Atendimento Geral” que foram avaliados com excelência pelos entrevistados da internação, alcançando 100% das respostas em “bom ou ótimo”. Confira o relatório na íntegra; clique aqui.

A pesquisa é realizada duas vezes por ano e ocorre em todos os hospitais da Rede Ebserh que já possuem ouvidorias implantadas, totalizando 32 unidades. No HDT-UFT, a aplicação da PSU contou com a participação de quatro estudantes universitários, por meio de um projeto de extensão viabilizado pela ouvidoria, integrando ensino e extensão. Neste projeto, os acadêmicos de gestão hospitalar participaram de todas as etapas da PSU, da aplicação do questionário até a divulgação dos resultados, conhecendo sobre a realidade hospitalar, o trabalho da ouvidoria e a relação da instituição com os usuários do Sistema Único de Saúde.

Com relação ao resultado, o ouvidor Paulo Souza enfatizou indicadores bastante positivos, no qual evidenciaram o empenho das equipes e a evolução na estrutura física do hospital. “A PSU enriquece a relação entre a instituição e seus usuários, pois incentiva e sistematiza a avaliação dos cidadãos sobre os serviços oferecidos pelo HDT-UFT, fornecendo dados relevantes para futuras ações da gestão”, concluiu.

Saiba mais sobre a pesquisa

A Pesquisa de Satisfação dos Usuários (PSU) dos Hospitais Universitários Federais (HUF) é uma iniciativa da Ouvidoria-Geral da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e tem por objetivo avaliar a percepção de satisfação dos usuários dos hospitais sob gestão da Ebserh, com vistas ao aprimoramento da qualidade do atendimento.

A PSU é aplicada localmente pela Ouvidoria, e possibilita identificar os pontos críticos, que exigem ações mais efetivas. Dessa forma, os resultados apontados na pesquisa fornecem subsídios importantes para a construção de um plano de ação com vistas a melhorias da instituição. A aplicação da pesquisa está prevista no Decreto nº 9.094/2017, que assegura a participação do cidadão na avaliação e na melhoria do atendimento aos serviços públicos prestados, e na Lei nº 13.460/2017, que dispõe sobre a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos.

Questionário

As entrevistas são efetuadas por um questionário estruturado, sintético e padronizado, de modo que as questões que os usuários respondem são as mesmas para toda a rede Ebserh. O questionário é composto por sete itens claros e relevantes para a gestão. Suas questões são aplicáveis a todos os grupos de usuários, ou seja, suas perguntas podem ser respondidas por qualquer entrevistado. Os questionários avaliam a satisfação dos usuários quanto a aspectos relacionados à estrutura, atendimento, indicação e avaliação geral.

Projeto de Extensão Universitária

A proposta do projeto foi apresentada junto à Gerência de Ensino e Pesquisa, por meio do Setor de Gestão do Ensino, vinculada à UFT, foi cadastrada no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj) do Ministério da Educação (MEC). Neste primeiro semestre, o projeto, selecionou 04 extensionistas, estudantes do curso de Gestão Hospitalar da Faculdade Católica Dom Orione (FACDO), instituição conveniada ao HDT-UFT.

Para a aluna do 5º semestre de gestão hospitalar, Taynara Oliveira participar como extencionista proporcionou aprendizado e desenvolvimento pessoal. “Foram experiências maravilhosas com todos os colaboradores do Hospital e também usuários do mesmo. Todos os estagiários foram muito bem recebidos por toda equipe do local, pessoal muito muito acolhedor e prestativo”, comentou.

Já a estudante Talita Araujo, que está no 4º semestre, considerou sua participação como uma experiência singular. “Em consequência desta pesquisa notamos que o paciente ganha voz e possibilita sua influência na tomada de decisão para melhorias do ambiente hospitalar possibilitando a estes, um lugar mais humanizado e confortável, amenizado os traumas de suas respectivas enfermidades”, disse.

Confira as imagens abaixo:

marcador(es): Araguaína,HDT-UFT