Página inicial > Últimas Notícias > Ministério da Educação divulga nesta segunda-feira (28) os resultados do Sisu 2019
Sisu

Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil | Publicado: Segunda, 28 de Janeiro de 2019, 09h35 | Última atualização em Segunda, 28 de Janeiro de 2019, 09h40

O Ministério da Educação (MEC) divulga hoje (28) o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pela internet e pelo aplicativo do Sisu. Os estudantes que não foram selecionados podem participar da lista de espera a partir de amanhã (29).

Aqueles que foram selecionados devem fazer a matrícula nas instituições de ensino no período de 30 de janeiro a 4 de fevereiro. Os estudantes devem ficar atentos aos dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio.

Quem não foi selecionado pode ainda participar da lista de espera. A adesão pode ser feita na página do Sisu, a partir desta quarta-feira, até o dia 5 de fevereiro. Esses alunos serão convocados pelas próprias instituições de ensino a partir do dia 7 de fevereiro.

A principal novidade deste ano é que os estudantes que forem selecionados em qualquer uma das duas opções feitas na hora da inscrição não poderão participar da lista de espera. Até o ano passado, aqueles que eram selecionados na segunda opção podiam ainda participar da lista e ter a chance de ser escolhido na primeira opção.

Ao todo, o Sisu oferece, nesta edição, 235.461 vagas em 129 instituições públicas de todo o país. Puderam se inscrever no programa os estudantes que fizeram o Enem 2018 e obtiveram nota acima de zero na prova de redação. Segundo o MEC, 3,5 milhões de estudantes preencheram os requisitos.

Na UFT

A Universidade Federal do Tocantins oferta, via Sisu, 942 vagas em 50 cursos de graduação presenciais da UFT nas mais diversas áreas de atuação, com ingresso para 2019/1. Confira o cronograma do Processo Seletivo, e não perca o prazo!

Mudanças nas opções do Sisu 2019

Os candidatos devem ficar atentos às mudanças do Sisu para 2019, divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC). Algumas das alterações são na chamada regular, onde antes era possível manter na lista de espera da primeira. Agora, será apenas uma chamada regular,no qual o estudante que for selecionado em uma das opções de curso desta chamada, não poderá participar da lista de espera. Caso o candidato não for selecionado, poderá ficar na lista de espera de apenas uma das suas opções de curso.

Segundo o MEC, a mudança permite "maior liberdade de escolha para os estudantes não selecionados na chamada regular dos processos seletivos do Sisu." Ainda de acordo com o Ministério da Educação, outra mudança prevista para 2019, é em relação ao tempo de convocação das listas de espera, pois, estima-se uma diminuição no prazo, por conta da alteração na chamada regular, fazendo com que os estudantes aprovados consigam se matricular antes do período letivo, auxiliando a diminuir a quantidade de vagas ociosas. (Colaborou Samuel Lima / Sucom-UFT)