Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > HDT-UFT disponibiliza rede Wi-Fi para acesso gratuito à internet
Início do conteúdo da página
Araguaína

HDT-UFT disponibiliza rede Wi-Fi para acesso gratuito à internet

Por Daianni Parreira | Publicado: Quarta, 23 de Janeiro de 2019, 10h03 | Última atualização em Quarta, 23 de Janeiro de 2019, 10h03

O novo serviço contempla a comunidade acadêmica, colaboradores, pacientes e acompanhantes, que poderão acessar a rede sem fio por meio de celulares, tablets ou notebooks.

O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), disponibiliza a partir desta semana, a Rede Wi-Fi para acesso gratuito à internet de celulares, tablets ou notebooks. O novo serviço contempla a comunidade acadêmica, colaboradores, pacientes e acompanhantes, visando a democracia dos direitos dos cidadãos ao acesso à rede, para informações a sítios de educação, cultura, lazer, a órgãos públicos e serviços em geral de conhecimento e cultura.

O projeto foi viabilizado por meio da parceria entre a Gerencia de Ensino e Pesquisa (GEP) e do Setor de Gestão da Informação e Informática (SGII), e contou com o apoio da Superintendência. O chefe do SGII, Marcelo Renato do Carmo Pereira Filho explica que este tipo de Wi-Fi apresenta mais robustez, segurança, escalabilidade, controle de banda (por rede, aplicação ou usuário), visibilidade de tráfego, rastreamento de usuários, dentre outros.

“Todo o acesso é realizado de acordo com a política de uso de internet do hospital. No momento da conexão, o usuário deve concordar com os Termos de Uso de Acesso à Internet Wi-Fi. O acesso só é liberado quando a autenticação é realizada. Isso significa que o usuário está de pleno acordo com as condições, tendo capacidade legal para se responsabilizar pelas obrigações assumidas. O conteúdo está liberado as redes sociais para maior interação com usuários”, esclareceu o analista de sistemas.

Clique aqui para leitura do termo de uso de acesso à rede sem fio do HDT-UFT.

Passo a passo 

Serão disponibilizadas duas redes de acordo com o perfil do usuário:

1-    Para o acesso dos empregados e residentes:   

  1. Conectar-se à rede “HDT-EMPREGADOS/RESIDENTES”, digitar a senha: “ebserh@uft”. Essa senha será necessária apenas no primeiro acesso.
  2. O sistema de autenticação irá requisitar o seu usuário e senha para a utilização da rede, que deverá ser o mesmo utilizado para o acesso aos computadores. OBS: não é necessário digitar a parte do domínio no campo de usuário “@ebserh.gov.br”.

2-    Para o acesso dos pacientes e visitantes:

  1. Os pacientes deverão ser encaminhados à recepção, a fim de que realizem um simples cadastro para a utilização da rede.
  2. Após o cadastro, os pacientes e visitantes deverão se conectar à rede “HDT-PACIENTES/VISITANTES” e informar seu CPF e senha que será gerada no momento do cadastro.
Saiba mais

A solução wireless proposta atende aos principais requisitos de segurança padronizados, garantindo níveis de confiabilidade e disponibilidade na transmissão dos dados via rádio compatíveis com os padrões de indústria. Confira outras vantagens a seguir:

  • Flexibilidade: dentro da área de cobertura, uma determinada estação pode se comunicar sem nenhuma restrição. Além disso, permite que a rede alcance lugares onde os fios não poderiam chegar.
  • Facilidade: a instalação pode ser rápida, evitando a passagem de cabos através de paredes, canaletas e forros, portanto uso mais eficiente do espaço físico.
  • Redução do custo agregado: mesmo mais dispendiosa que uma rede cabeada, estão agregadas vantagens como: melhor utilização dos investimentos em tecnologias existentes como laptops, rede de dados e voz, aplicativos, agilidade nas respostas aos clientes.
  • As redes wireless minimizam os custos associados à instalação de cabos e à realização de obras emergenciais, com vantagens claras para a manutenção da infraestrutura e gestão dos recursos de rede, que tornam-se muito mais simples;
  • Facilidade de instalação, portabilidade e escalabilidade;
  • Implementação rápida e simples em comparação com a ampliação do quantitativo dos pontos fixos existentes, que demanda um projeto de engenharia e a execução de uma obra de infraestrutura de cabeamento estruturado.
registrado em:
marcador(es): Araguaína,HDT,Home,HDT-UFT
Fim do conteúdo da página