Página inicial > Últimas Notícias > UFT oferta 120 vagas em cursos de graduação na histórica Porto Nacional
Sisu 2019

UFT oferta 120 vagas em cursos de graduação na histórica Porto Nacional

Por Cynthia Barreto | Publicado: Sexta, 21 de Dezembro de 2018, 12h00 | Última atualização em Quinta, 27 de Dezembro de 2018, 15h35

Câmpus de Porto Nacional terá 120 vagas no Sisu, em seis cursos de graduação (Foto: Divulgação)Câmpus de Porto Nacional terá 120 vagas no Sisu, em seis cursos de graduação (Foto: Divulgação)Já escolheu qual curso de graduação fazer e onde? O Câmpus de Porto Nacional da Universidade Federal do Tocantins (UFT) oferta 120 vagas em seis cursos, distribuídos nas áreas de licenciatura e bacharelado, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019/1.

Nos cursos de licenciatura estão Geografia, História e Língua Portuguesa e Literaturas ou Língua Inglesa e Literaturas. Já nos bacharelados estão Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Relações Internacionais.

Conheça um pouco mais sobre os cursos ofertados neste câmpus e seu campo de atuação no mercado de trabalho:

Câmpus de Porto Nacional

O Câmpus de Porto Nacional hoje conta com 183 servidores públicos, sendo destes 124 docentes e 59 técnicos administrativos e cerca de 1.500 alunos nos cursos de graduação presenciais. Além disso, possui uma grande infraestrutura distribuída entre laboratórios, salas de aula, biblioteca e restaurante universitário.

O Câmpus também possui uma Casa do Estudante que serve de apoio para acadêmicos em vulnerabilidade socioeconômica.

Mudanças nas opções do Sisu 2019

Os candidatos devem ficar atentos às mudanças do Sisu para 2019, divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC). Algumas das alterações são na chamada regular, onde antes era possível escolher duas opções de curso e desistir da segunda opção para se manter na lista de espera da primeira. Agora, será apenas uma chamada regular,no qual o estudante que for selecionado em uma das opções de curso desta chamada, não poderá participar da lista de espera. Caso o candidato não for selecionado, poderá ficar na lista de espera de apenas uma das suas opções de curso.

Segundo o MEC, a mudança permite "maior liberdade de escolha para os estudantes não selecionados na chamada regular dos processos seletivos do Sisu." Ainda de acordo com o Ministério da Educação, outra mudança prevista para 2019, é em relação ao tempo de convocação das listas de espera, pois, estima-se uma diminuição no prazo, por conta da alteração na chamada regular, fazendo com que os estudantes aprovados consigam se matricular antes do período letivo, auxiliando a diminuir a quantidade de vagas ociosas.

Sobre Porto Nacional

Igreja de Nossa Senhora das Mercês, em Porto Nacional (Foto: Secom Governo do Estado do Tocantins)Cidade histórica, situada na região metropolitana do Estado, a apenas 66 quilômetros da capital Palmas, com pouco mais de 52 mil habitantes, de acordo com a estimativa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018. Possui uma gigantesca história que começou a ser construída ainda no século XVIII quando suas terras eram ponto de escoamento da extração de ouro. Hoje o município conta parte dessa história através seus diversos momentos que fazem parte de rotas turísticas do Estado.

O Museu Histórico Nacional Porto Cultura é um dos monumentos que apresenta a seus visitantes objetos que contam um pouco da história do município, bem como traz referências de ações, cultura, memória e identidade de seu povo.  Outro monumento importante que faz parte do município é a catedral de Nossa Senhora das Mercês (foto) que é quase uma parada obrigatória para quem visita o local, sendo o principal marco do município de Porto Nacional, é uma igreja imponente que revela bem a arquitetura da época em que foi construída com tijolo e pedra canga em 1894.