Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus de Palmas vai ofertar 322 vagas em 17 cursos por meio do Sisu
sisu 2019

Câmpus de Palmas vai ofertar 322 vagas em 17 cursos por meio do Sisu

Por Virgínia Magrin | Publicado: Quarta, 02 de Janeiro de 2019, 12h00 | Última atualização em Quarta, 02 de Janeiro de 2019, 13h31

Câmpus de Palmas vai ofertar 322 vagas para 17 cursos de graduação (Foto: Júnior Duarte/Sucom)Câmpus de Palmas vai ofertar 322 vagas para 17 cursos de graduação (Foto: Júnior Duarte/Sucom)Com 6.085 alunos matriculados nos cursos presenciais, 190 técnicos administrativos e 466 professores o Câmpus da Universidade Federal do Tocantins em Palmas é o que abriga o maior número de graduações presenciais. O Câmpus vai ofertar por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 322 vagas, em 17 cursos divididos nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências da Saúde, Engenharias, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes, conforme a tabela ao lado.

Na capital também é onde estão concentrados a maior parte dos cursos da área da Saúde – Medicina, Enfermagem e Nutrição - com laboratórios equipados e em breve o tão almejado Ambulatório de múltiplas especialidades, que ampliará a assistência à saúde da população. Outra peculiaridade do Câmpus é que ele também abriga a maioria dos cursos de Engenharias da Universidade, incluindo o primeiro curso de Engenharia Ambiental do país.

Para quem já está de olho em uma educação continuada no futuro, é importante saber que é Palmas quem oferta o maior número de especializações – são 17 Mestrados e três Doutorados.

Quer fazer parte do time de acadêmicos do Câmpus de Palmas? Na galeria abaixo você confere quais são as áreas de atuação de cada curso disponível, bem como o seu formato (Licenciatura, Bacharelado ou Tecnológico):

Mudança no Sisu 2019

O Ministério da Educação (MEC) divulgou mudanças para o Sisu 2019. Em 2018, o candidato a uma vaga no ensino superior poderia escolher duas opções de curso e desistir da segunda opção para ficar na lista de espera da primeira. A regra mudou. Agora, será apenas uma chamada regular e o estudante selecionado em uma das opções de curso desta chamada não poderá participar da lista de espera. Se ele não for selecionado, poderá ficar na lista de espera de apenas das suas opções de curso.

De acordo com o MEC, a mudança possibilita "maior liberdade de escolha para os estudantes não selecionados na chamada regular dos processos seletivos do Sisu". A mudança permitirá ainda, diminuir o tempo de convocação das listas de espera, permitindo que os estudantes aprovados consigam se matricular antes do período letivo, ajudando a diminuir a quantidade de vagas ociosas.

Conheça Palmas

A capital mais jovem do país foi a última cidade brasileira planejada do século 20. Com suas avenidas largas, arquitetura arrojada, parques urbanos, jardins e áreas verdes estrategicamente projetadas, Palmas está localizada no coração do Brasil em meio às paisagens do cerrado. A cidade foi inaugurada em 20 de maio de 1989 e instalada em 1º de janeiro de 1990.

Localizada a 805 quilômetros de Brasília (DF), segundo o IBGE Palmas tem 291.855 habitantes, ou seja, é a capital com o menor número de habitantes do país. A cidade oferece grandes oportunidades em meio a um estilo ainda não frenético, com um projeto de desenvolvimento sustentável, onde meio ambiente e homem estão no centro.

De acordo com a prefeitura do município, a cidade é propícia ao desenvolvimento do turismo de negócios e eventos e ecoturismo. Além disso, Palmas se destaca pelo grande número de espaços públicos verdes, estimulando a população a ocupá-los e fazer da prática de exercícios físicos ao ar livre um hábito.

Confira algumas imagens divulgadas pela Prefeitura de Palmas sobre a cidade: