Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Procedimentos Operacionais Padrão de Terapia Nutricional são temas de capacitação
Início do conteúdo da página
HDT-UFT

Procedimentos Operacionais Padrão de Terapia Nutricional são temas de capacitação

Por Bruna Santos | Publicado: Segunda, 17 de Dezembro de 2018, 18h14 | Última atualização em Terça, 18 de Dezembro de 2018, 10h07

Ação objetiva prevenção e redução dos casos de desnutrição hospitalar, e auxílio na melhora clínica dos pacientes.

Procedimentos Operacionais Padrão de Terapia Nutricional são temas de capacitação aos profissionais do HDT-UFT (Foto: Divulgação)Procedimentos Operacionais Padrão de Terapia Nutricional são temas de capacitação aos profissionais do HDT-UFT (Foto: Divulgação)Nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, enfermeiros, técnicos em enfermagem e médicos receberam capacitação referente aos Procedimentos Operacionais Padrão (POP’s) sobre Terapia Nutricional. A ação foi realizada pela Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), instalada no município de Araguaína (TO).

A nutricionista e Coordenadora Administrativa da EMTN, Déborah Patrícia Leal Oliveira explica que o objetivo da capacitação foi a divulgação dos POP’s. “A padronização das condutas dos profissionais envolvidos direta ou indiretamente na terapia nutricional enteral tem o intuito de prevenção e redução dos casos de desnutrição hospitalar, bem como, um auxílio na melhora clínica dos pacientes já que a Nutrição se destaca como fator importante na recuperação do paciente em diversas patologias”, enfatizou.

Déborah lembrou ainda que momentos de capacitação são enriquecedores tanto para quem participa quanto para os organizadores, o aprendizado é dinâmico e mútuo com as discussões que são estimuladas pelos instrutores e que surgem espontaneamente por parte do público. “Acredito que o caminho para um melhor atendimento aos pacientes passa por momentos como estes de troca de saberes e interdisciplinaridade”, concluiu.

Na avaliação da técnica em enfermagem, Francilene Ribeiro da Silva, o curso foi bastante produtivo, tendo em vista que propiciou o esclarecimento de diversas dúvidas que tinha sobre procedimentos, mostrando como agir nas situações do dia-a-dia.

Já o médico residente em infectologia, Rogério Vitor, comentou que achou a iniciativa muito interessante, e incentiva para que outras áreas também adotem essa atividade, já que o maior beneficiado é o paciente.

Participaram da capacitação 62 profissionais, que serão multiplicadores na disseminação das boas práticas quanto à conduta da Terapia Nutricional. Os POP’s vão estar disponíveis na intranet e impressos nas alas B e C e UCI depois que estiverem formatados segundo a nova Norma de Elaboração e Controle de Documentos de 05/12/18.

 
registrado em:
Fim do conteúdo da página