Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus de Miracema dispõe de 80 vagas em quatro cursos de graduação
Sisu 2019

Câmpus de Miracema dispõe de 80 vagas em quatro cursos de graduação

Por Nájilla Lopes | Supervisão: Samuel Lima | Publicado: Quarta, 19 de Dezembro de 2018, 12h00 | Última atualização em Quarta, 26 de Dezembro de 2018, 09h54

Câmpus de Miracema ofertará 80 vagas em quatro cursos pelo Sisu 2019 (Foto: Liziane Silva Cruz/Divulgação)Se você tem vontade de cursar Serviço Social, Pedagogia, Psicologia ou Educação Física, há oportunidades de ingresso na Universidade Federal do Tocantins, no Câmpus de Miracema. As inscrições pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para 2019 começam dia 22 de janeiro, e se o estudante fez o Exame Nacional do Ensino Médio poderá utilizar as notas para ingressar em uma das 80 vagas disponíveis e distribuídas nos quatro cursos no Câmpus de Miracema.

No Câmpus existem cursos de graduação e especialização, com um total de 58 professores responsáveis por ministrar as diversas disciplinas; há 30 técnicos e o Câmpus abriga 885 alunos, além de projetos voltados para áreas voltadas para políticas públicas, tribos indígenas, histórias dos produtos têxteis produzidos no Norte, gênero e empoderamento feminino, entre outros temas.

O Câmpus tem, atualmente, duas unidades: Warã e Cerrado, localizadas em Miracema e nas margens da rodovia TO- 342, respectivamente. Esta última, em especial, está com obras de laboratórios, auditórios, ginásio, pista de atletismo e uma nova biblioteca em andamento.

Conheça um pouco dos cursos ofertados, das áreas de conhecimento em que inseridas e principalmente da inserção que o profissional formado nestas graduações terá junto à sociedade:

Mudanças nas opções do Sisu 2019

Os candidatos devem ficar atentos às mudanças do Sisu para 2019, divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC). Algumas das alterações são na chamada regular, onde antes era possível escolher duas opções de curso e desistir da segunda opção para se manter na lista de espera da primeira. Agora, será apenas uma chamada regular,no qual o estudante que for selecionado em uma das opções de curso desta chamada, não poderá participar da lista de espera. Caso o candidato não for selecionado, poderá ficar na lista de espera de apenas uma das suas opções de curso.

Segundo o MEC, a mudança permite "maior liberdade de escolha para os estudantes não selecionados na chamada regular dos processos seletivos do Sisu." Ainda de acordo com o Ministério da Educação, outra mudança prevista para 2019, é em relação ao tempo de convocação das listas de espera, pois, estima-se uma diminuição no prazo, por conta da alteração na chamada regular, fazendo com que os estudantes aprovados consigam se matricular antes do período letivo, auxiliando a diminuir a quantidade de vagas ociosas.

Cronograma:
Período de inscrições 22/01 a 25/01
Resultado da chamada regular 28/01
Prazo para participar da lista de espera 28/01 a 04/02
Matrícula da chamada regular devendo ainda observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada Instituição em seu edital próprio 30/01 a 04/02
Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data 07/02

O município

Com 20.684 habitantes, Miracema do Tocantins foi a primeira capital do Tocantins, até 1990, e tem em suas características geográficas a proximidade com o Rio Tocantins, a Serra do Carmo e Lajeado, além de estar próxima de várias reservas indígenas. A cidade tem vocação turística, com praias e também o carnaval fora de época - Miracaxi - com bastante participação popular

O município é uma grande produtor de abacaxi, colaborando para que o Estado fique em 7º lugar na produção da fruta no Brasil. Em 2012, por exemplo, foram colhidas mais de 34 mil toneladas, gerando um valor bruto de produção na casa dos R$ 37 milhões. Confira, abaixo, algumas imagens divulgadas no portal oficial do município: