Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Evento aborda o desenvolvimento da Agroenergia no Tocantins
Início do conteúdo da página
PPGA

Evento aborda o desenvolvimento da Agroenergia no Tocantins

Por Daniel dos Santos | Publicado: Segunda, 26 de Novembro de 2018, 19h23 | Última atualização em Terça, 27 de Novembro de 2018, 09h01

O Fórum de Desenvolvimento Estratégico da Agroenergia ocorre nesta terça-feira (26), em Palmas. O evento ocorrerá das 8h às 17h40, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faet/Senar).

As inscrições devem ser feitas pelo site http://bit.ly/ForumAgroenergia

Segundo a professora Flávia Tonani, coordenadora do Mestrado em Agroenergia, o evento reunirá os principais agentes de setor agroenergético. “Haverá discussão com o objetivo de orientar políticas e ações para o desenvolvimento do setor, que é de grande importância para o país, e que o Tocantins tem condições favoráveis”.

O evento é uma parceria entre a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro).

Durante o evento serão debatidos temas voltados para o panorama das Estatísticas Brasileiras para Culturas Agroenergéticas; Agroenergia no Tocantins e no Mundo; Desafios da Produção Agrícolas de Biocombustível; Estratégias de Mercado da Agroenergia.

Na ocasião acontecem também palestras sobre pequenas unidades de Energia Elétrica de Biomassa e pesquisa científica e desenvolvimento agroenergético. E ainda será apresentado o Plano Estadual de Agroenergia no Tocantins.

Programação:

8:00 Credenciamento

8:30 Abertura

PAINEL I: Panorama da Agroenergia no Mundo

9:00 Palestra: 1 – Agroenergia no Mundo - Esp. Bruno Menezes Pereira – Gerente de Biocombustível da Novozymes.

2 – Panorama das Estatísticas Brasileira para Culturas Agroenergéticas – Dr. João Francisco Severo Santos – Superintendente do IBGE no Tocantins.

3 – Agroenergia no Tocantins – Esp. Thiago Pereira Dourado – Secretario do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária do Tocantins.

Mediador: Dr. Leonardo Duarte Pimentel – Professor do Departamento de Fitotecnia da UFV.

10:00 Mesa redonda

10:30 Intervalo

PAINEL II: Políticas Públicas

10:40 Palestras:

1 – Plano Estadual de Agroenergia – MSc. Ernani do Espirito Santo – Sócio Diretor Chess Agroambiental.

2 – Renovabio – Dra. Nilza Patrícia Ramos – Pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente.

3 – Biocombustível: Janelas de Oportunidades – Donizete Takarski/ Superintendente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio)

Mediador: Me. Erich Gomes Schaitza – Pesquisador da Embrapa Florestas.

11:30 Mesa redonda

12:00 Almoço

Tarde

PAINEL III: Desafio da Produção Agrícola para Biocombustíveis

14:00 Palestra:

1 – Culturas Energéticas para o Cerrado: Desafios e Oportunidades – Dr. Anderson Barbosa Evaristo – Professor do Curso de Agronomia do ICA- UFV JM

2 – Desafio da Produção Agrícola de Biocombustível – Esp. Rogério Bremm - Diretor Agrícola da Bunge Açúcar & Bioenergia.

3 – Bioquerosene – Esp. Donizete Tokarski – Superintendente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio).

Mediador: MSc. Thadeu Teixeira Júnior – Gerente de Agroenergia e Floresta da Seagro.

15:00 Mesa Redonda

15:10 Intervalo

PAINEL V: Futuro de Agroenergia

16:40 Palestra:

1 – Pequenas Unidades Produtoras de Energia Elétrica Através de Biomassa – Me. Erich Gomes Schaitza – Pesquisador da Embrapa Florestas.

2 – Pesquisa Científica e Desenvolvimento Agroenergético – Dra. Flávia Tonani – Coordenadora do Mestrado em Agroenergia da UFT.

3 – Macaúba: uma Alternativa Promissora para o Cerrado – Dr. Leonardo Duarte Pimentel – Professor do Departamento de Fitotecnia da UFV.

Mediador: Dr. Anderson Barbosa Evaristo – Professor do curso de agronomia do ICA- UFV JM.

17:10 Mesa Redonda

17:40 Encerramento

registrado em:
marcador(es): Palmas,PPGA,Home
Fim do conteúdo da página