Página inicial > Últimas Notícias > Festival Gastronômico celebra orgulho da identidade local em Arraias

Festival Gastronômico celebra orgulho da identidade local em Arraias

Por Daniel dos Santos | Publicado: Segunda, 15 de Outubro de 2018, 12h55 | Última atualização em Segunda, 15 de Outubro de 2018, 13h00

Com potencial turístico pelas belezas naturais, riqueza cultural e histórica - quilombolas, indígenas e portugueses influenciaram a formação da identidade da região - o município de Arraias agora redescobre o valor dos ingredientes do cerrado em sua culinária com a realização do II Festival Gastronômico de Arraias nos dias 12 e 13 de outubro. O evento foi produzido em parceria da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Prefeitura de Arraias e Sebrae.

Seis jurados avaliaram 17 pratos no Festival Gastronômico de Arraias e elegeram os três melhores do evento:
1°lugar Roca da Maya
2°lugar Canjibaru
3°lugar Croc Croc de baru

Identidade local

A jurada Tainá Zanetti, que é professora do curso de Turismo na Universidade de Brasília (UnB), avalia que o festival é uma oportunidade para a comunidade descobrir sua identidade gastronômica. “É uma coisa genuína. Faz parte da cultura. O que achei mais bonito é que eu sempre perguntava: como foi com esse ingrediente? E eles respondiam: ‘fui eu que colhi’ ou ‘eu que torrei o baru’. É muito lindo ver um município tão pequeno se engrandecer pela educação”.

A professora da rede pública do município, Graça Gentil, visitou o evento pela primeira vez. Após experimentar a tortilha de caju, escondinho e o repeteco, ela gostou de ver ingredientes do dia a dia como protagonistas. “Baru, caju e escondidinho são coisas nossas. Isso é muito bom porque resgata e valoriza nosso cotidiano”.

A organizadora do evento, Thamyres Andrade, observa que na segunda edição do festival, a comunidade se envolveu mais. “As pessoas se encorajaram a inscrever seus pratos e conseguimos dobrar a quantidade de receitas.”

Turismo em Arraias

Thamyris, que é professora do curso de Turismo na Universidade Federal do Tocantins (UFT), explica como o Festival pode agregar ao desenvolvimento do turismo local. “O turismo é muito versátil. Arraias já possui vocação para os recursos naturais. Mas isso precisa estar aliado à estrutura, serviços e alimentação. A gente percebeu que por meio da gastronomia, a gente pode gerar fluxo turístico para a cidade”. Além disso, Arraias pode integrar um circuito turístico, pois é situada próxima à Aurora do Tocantins, onde se localiza o Rio Azuis, e à Chapada dos Veadeiros.

marcador(es): Arraias,Proex,Turismo,Home