Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > II Festival Gastronômico de Arraias ocorre neste fim de semana com 17 pratos do cerrado
Início do conteúdo da página
evento

II Festival Gastronômico de Arraias ocorre neste fim de semana com 17 pratos do cerrado

Por Daniel dos Santos | Publicado: Quarta, 10 de Outubro de 2018, 10h03 | Última atualização em Quarta, 10 de Outubro de 2018, 10h06

O II Festival Gastronômico de Arraias ocorre nos próximos dias 12 e 13 de outubro, a partir das 17h, na Praça Matriz do município. Foram selecionados 17 pratos para esta edição. O evento é produto de um projeto de extensão sob a orientação da professora Thamyris Andrade com estudantes do 5° período do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental. Em 2017, o prato vencedor foi o sorvete de mandioca com calda de cajuí e castanha de baru.

Entre os objetivos do festival está a valorização do cerrado, bioma no qual a região está inserida. Para concorrer à premiação, cada prato deve ter pelo menos um ingrediente regional, como carne de sol e mandioca, ou um ingrediente do cerrado, como caju e pequi. “Queremos despertar na população o olhar quanto ao cerrado. A gente só consegue preservar aquilo que a gente conhece”, explica Thamyris.

Além da expectativa por um público maior e pratos mais elaborados do que o ano passado, a professora acredita no aprendizado dos estudantes para planejar e promover o evento. “Aliar a teoria e a prática da sala de aula a um evento é difícil, mas a gente tem conseguido atender às nossas expectativas”.

Quem faz

O evento é produto do GOsTO, um projeto de extensão da disciplina de Gastronomia, Gestão e Cultura ministrada no curso de Turismo Patrimonial Socioambiental em que se propõe a inventariação das referências gastronômicas do nordeste goiano e sudeste do Tocantins. O festival recebe apoio da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Sebrae e Prefeitura de Arraias.

Veja abaixo as imagens dos 17 pratos que serão oferecidos no festival

registrado em:
Fim do conteúdo da página