Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Após 5 anos, Festival de Cinema do Tocantins "Chico" é realizado em Palmas até sábado, 29
Início do conteúdo da página
cinema

Após 5 anos, Festival de Cinema do Tocantins "Chico" é realizado em Palmas até sábado, 29

Por Daniel dos Santos | Com informações do Festival Chico | Publicado: Quarta, 26 de Setembro de 2018, 10h03 | Última atualização em Quarta, 26 de Setembro de 2018, 10h30

O Festival de Cinema e Vídeo do Tocantins (Chico) está de volta. A 11ª edição do evento é realizada de terça-feira, 25, até sábado, 29, com atividades no Cine Cultura e também no CineSesc. Serão exibidos mais de 40 filmes numa programação de 26 horas. A mostra abrangerá curtas-metragens de todos os gêneros, em língua portuguesa.

A última vez que o festival foi realizado foi no ano de 2013. "A satisfação em retomar o Chico após cinco anos é muito grande. O setor audiovisual cresce mais a cada dia na região e no país e um projeto como o Chico deve acompanhar este crescimento", disse a diretora executiva do projeto, Juliane Almeida.

Participação da UFT

A UFT é parceira do Chico e viabilizou a vinda do professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Marcelo Ikeda, para a composição do júri técnico. Em contrapartida, o festival disponibilizou todo o acervo das edições anteriores do Chico e será realizada mostra itinerante nos sete câmpus com os filmes vencedores desta edição.

O diretor de Cultura da UFT, Bruno Barreto, explica que o Tocantins vive momento muito importante na área da cultura, sobretudo no audiovisual com a atuação de coletivos, muitas produções nacionais realizadas no estado, além de iniciativas institucionais como a implantação do Núcleo de Produção Digital (NPD) Isabel Auler. “O Chico vem potencializar isso, com inscrição de filmes de todo o país, para universalizar o acesso ao audiovisual e dar voz às pequenas produtoras”.

Abertura

A programação de abertura, na terça-feira, 25, contará com pré-estreia do longa-metragem Marcha Cega, de Gabriel di Giacomo. A duração é de 88 minutos e a classificação de 12 anos. O documentário chega às salas de cinema de todo o Brasil no dia 27 de setembro e foi produzido durante as manifestações que ocorreram em São Paulo nos últimos anos, quando a Polícia Militar foi responsável por agredir violentamente, ferir e prender uma série de manifestantes.

Diariamente serão exibidas produções de todas as mostras – Infâncias, Regional, Brasil e Tocantins (veja quadro). Já no sábado, 29, haverá programação voltada para formação em audiovisual, com rodas de conversas e palestras, ministradas pelos jurados e curadores do Festival Chico, gestores, pesquisadores e realizadores.

Premiações

O público vai poder votar no melhor filme de todas as mostras, que serão premiados com o Troféu Chico 2018. O Júri Técnico avalia as mostras Brasil e Tocantins. O produtor do Melhor Filme Tocantins e o realizador do Melhor Filme Brasil, segundo o Júri Técnico, vão receber como prêmio a participação em um festival de cinema internacional. Na categoria Tocantins serão ainda premiados Melhor Fotografia, Melhor edição, Melhor Roteiro e Melhor Direção, este último recebendo, que também serão premiados com troféu. As premiações do Festival Chico 2018 acontecem no dia 29 de setembro, na cerimônia de encerramento do Festival.

O Júri Popular, constituído pelo público espectador, escolhe o Melhor Filme em todas as mostras: Mostra Brasil, Mostra Tocantins, Mostra Infâncias e Mostra Regional. Os filmes com maior número de votos em cada exibição serão premiados com o Troféu Chico 2018.Além disso, o Júri Técnico concede o Prêmio Especial ao Melhor Filme da Mostra Tocantins, destinado ao diretor ou produtor do filme, com uma Residência Artística Internacional em festival de cinema realizado na América Latina em 2018. A produtora Mistika Post oferecerá um prêmio especial para o Melhor Diretor do Tocantins, sendo R$ 4 mil em serviços de pós-imagem.

Júri

Edu Fernandes, um dos curadores do Festival Chico, disse ter ficado honrado em participar do processo. “Foi com muita honra que recebi o convite de participar da comissão de curadoria do Chico em uma edição tão especial, de resgate de uma importante janela para o cinema na região Norte. O cinema estava carente do Chico”, disse Edu Fernandes.

Presidente do júri técnico, Sérgio Soares considera que é necessário mais investimentos na circulação e na difusão do audiovisual tocantinense.“Um festival com tradição se torna uma fantástica janela não só pra premiar o que está sendo feito agora, mas para gerar ideias, relações e esperanças para o cinema”, aponta.

Programação

Terça-feira, 25:
Mostra Infâncias(70 min): A câmera de João (GO), Meu Pequeno Herói não Sabe Voar (SP), O Menino Leão e a Menina Coruja (DF) e A Fuga (SP)
Mostra Regional (60 min): Canção do Amor Perfeito (PA), Voyeur (GO), Não Falo com Estranhos (BA), Só na Legenda (MA), Até que a Última Luz se Apague (AM) e Piracema (TO).

Quarta-feira, 26:
Mostra Infâncias(70 min): Vai que É Sua Tafarinha (AM), Xavier (SP), Cadarço (SP) e O Menino do Dente de Ouro (RN)
Mostra Regional (60 min): Canção do Amor Perfeito (PA), Voyeur (GO), Não Falo com Estranhos (BA), Só na Legenda (MA), Até que a Última Luz se Apague (AM) e Piracema (TO).
Mostra Brasil + Tocantins:BRASIL: Demônia – Melodrama em 3 Atos (SP), Cabra Fêmea (BA), Entre Sós (RS), Lésbica (BA), Nascida para Matar (SP) e Close (CE). TOCANTINS: No Avesso da Noite, Mulher Guerreira, Menina Bonita de Tranças e Tá Longe.

Cine Sesc
Mostra Regional (54 min): Ruas de Rio (AM), O Tesouro de Cavendish (RN), Rotina e Depressão (TO) e Três (DF).

Quinta-feira, 27:
Mostra Infâncias:Manche (SP), Os Guerreiros da Rua (PE) e As Quatro Estações (SC) 20’
Mostra Regional: Ruas de Rio (AM), O Tesouro de Cavendish (RN), Rotina e Depressão (TO) e Três (DF).
Mostra Brasil + Tocantins: BRASIL: Um Filme de Baixo Orçamento (SP), Estamos Todos Aqui (SP), Nós por Nós (DF) e Arara: Um Filme sobre um Filme Sobrevivente (MG). TOCANTINS: Labirinto de Papel, A Massa que Faz o Pão e A Fuga.

Cine Sesc
Mostra Regional: Vento Menino (MA), Nenúfares (CE), Eróica (CE) e No fim de tudo (RN).
Mostra Brasil + Tocantins: BRASIL: Demônia – Melodrama em 3 Atos (SP), Cabra Fêmea (BA), Entre Sós (RS), Lésbica (BA), Nascida para Matar (SP), Close (CE). TOCANTINS: No Avesso da Noite, Mulher Guerreira, Menina Bonita de Tranças e Tá Longe.

Sexta-feira, 28:
Mostra Regional:Vento Menino (MA), Nenúfares (CE), Eróica (CE) e No fim de tudo (RN).
Mostra Brasil + Tocantins: BRASIL: Anamnese (RJ), Afronte (DF), Casa Cheia (PE) e Carne (RJ). TOCANTINS: Gigantes de Palma, Olhai por Nós e O Espetáculo das Américas.

Mostra Brasil + Tocantins (com acessibilidade audiovisual): BRASIL: Demônia – Melodrama em 3 Atos (SP),Cabra Fêmea (BA), Entre Sós (RS), Lésbica (BA), Nascida para Matar (SP) e Close (CE). TOCANTINS: No Avesso da Noite, Mulher Guerreira, Menina Bonita de Tranças e Tá Longe.

Sábado, 29:
- Diálogos em Cinema: Roda de conversa - diálogos sobre distribuição e produção com jurados e curadores do Festival Chico, gestores, pesquisadores e realizadores.
- Painel de Formação - Produção: Panorama da produção audiovisual contemporânea no Brasil, painel com Marcelo Ikeda. Mediadores: Edu Fernandes e Juliane Almeida.
- Painel de Formação – distribuição: Panorama da distribuição de curtas na atualidade do Brasil e exterior, painel com Denise Jancar. Mediadores: Sérgio Soares e Thuanny Vieira.
- Premiação do Festival Chico

registrado em:
marcador(es): Palmas,Proex,Home
Fim do conteúdo da página