Página inicial > Últimas Notícias > Lançamento do Livro "Pinturas Corporais Apinajé" será nesta quarta (5)
EDUFT

Lançamento do Livro "Pinturas Corporais Apinajé" será nesta quarta (5)

Por Thais Oliveira | Supervisão: Samuel Lima | Publicado: Terça, 04 de Setembro de 2018, 16h10 | Última atualização em Terça, 04 de Setembro de 2018, 16h55

Livro apinajé Será lançado nesta quarta-feira (5), pela editora da UFT (EdUFT)  o livro do antropólogo Odair Giraldin, intitulado "Pinturas Corporais Apinajé". A elaboração da obra é fruto de mais de 20 anos de pesquisa sobre os saberes e conhecimentos do povo Apinajé, localizado ao norte do Tocantins.

O lançamento será no Câmpus de Porto Nacional, durante a realização da mesa-redonda: "Povos Indígenas e conhecimentos Tradicionais" da Semana Acadêmica do curso de   Ciências Sociais na sala 210, bloco X, a partir de 14h. Serão sorteados dez exemplares da obra entre os presentes.

O livro traz desenhos gráficos que explicam como a pintura deve ser feita no corpo, assim como materiais utilizados e informações sobre a situação social em que a pintura é usada. A obra traz também retratos feitos pelo próprio pesquisador das pinturas na pele dos indígenas.

O autor, ao comentar sobre a importância da leitura do livro, diz que, "o desejo é fazer com que esse conhecimento dos Apinajés seja preservado para eles mesmos, sobretudo as gerações mais novas". Sobre a distribuição ele fala que terão acesso ao trabalho as escolas  indígenas e estudantes Apinajés.  Giraldin diz que espera que os leitores se influenciem de forma positiva com a leitura desta obra. "Alguns  exemplares serão enviados a pesquisadores e instituições no Brasil e no exterior", finaliza.

Caracteres do livro:

Pinturas corporais masculinas

Nome da Pintura: Kame Japê

Para a pintura foi utilizado o jenipapo (mroti) ou  pau de leite (pàr hôc), carvão vegetal para a cor preta, urucum (pý) para a cor vermelha.

Pesquisador da UFT é premiado pelo Iphan por livro que cataloga as pinturas Apinajé