Página inicial > Últimas Notícias > Seminário em Porto Nacional debaterá "Políticas linguísticas e relações sociais"
Setembro Azul

Por Nájilla Lopes | Supervisão: Samuel Lima | Publicado: Quarta, 29 de Agosto de 2018, 08h07 | Última atualização em Quarta, 29 de Agosto de 2018, 09h36

Marca Setembro AzulO Câmpus de Porto Nacional recebe nos dias 13 a 15 de setembro o Seminário Setembro Azul que este ano tem como temática "Políticas linguísticas e relações sociais", o evento propõe evidenciar as demandas educacionais e políticas de Surdos duplamente desfavorecidos como surdo/negro; surdo/LGBT; surdo/indígena, surdo/cego; surdo/múltiplas deficiências. As inscrições para o Seminário podem ser feitas por meio do site do evento.

Este é o primeiro ano que o evento terá apresentação de trabalhos acadêmicos. O mês de setembro marca um período de reflexões sobre lutas e conquistas da comunidade surda. No dia 26 comemora-se o dia do Surdo e o mês é batizado de "Setembro azul" como menção à fita azul utilizada pelo regime nazista para marcar e executar pessoas surdas. Hoje a fita azul é usada como símbolo de luta e resistência.

Nos três dias de programação (abaixo) estão previstos debates, palestras, apresentações de trabalhos e artísticas, oficinas e sarau.

Quinta-feira (13 de setembro)
Credenciamento - 08h30 às 09h
Abertura do III Setembro Azul e IV Semana Acadêmica do Letras: Libras / UFT - 09h às 09h30
     Tema: Políticas linguísticas e educação de surdos (Palestrante: Dr.ª Flaviane Reis / UFU) - 09h30 às 10h30
     Tema:  Como olhar os professores surdos nas universidades?
Debate - 10h30 às 12h
Intervalo de almoço - 12h às 14h
Grupos de trabalho em Libras - 14h às 17h
     1º Grupo - Cultura, Literatura e Arte Surda (Coordenadores: Thainã Miranda Oliveira e Rodrigo Augusto Ferreira)
     2º Grupo - Ensino de Línguas (Coordenadores: Felipe de Almeida Coura, Maria Inez Maia e Quintino Martins de Oliveira)

Sexta-feira (14 de setembro)

Conferência: Política Linguística em Língua de Sinais - 09h às 12h
     1) Palestrante: Dndo. Felipe de Almeida Coura (UFT) - 09h às 10h
          Tema: Políticas Linguísticas na universidade: experiências de surdos e descolonialidade.
     2) Palestrantes: Dr. Carlos Roberto Ludwing (UFT) - 10h às 11h
          Mestrando José Ishac Brandão El Khouri (UFT)
          -Tema: Corpus da Libras do Tocantins
Debate: 11h às 12h
Intervalo do almoço - 12h às 14h
Apresentação de Coral em Libras -  14h às 14h30
Comunicações em Sinais - 14h30 às 17h

Sábado (15 de setembro)

Oficinas em Libras - 09h às 12h
     1) Tema: LGBTIfobia em foco - Ministrantes: Guilherme Henrique Vaz de Oliveira Silva e Deivid Barbosa de Morais Campos
     2) Tema: O uso do celular como recurso didático no ensino de Libras - Ministrantes: Quintino Martins de Oliveira e Thallyta Teixeira Silva
     3) Tema: Classificadores de Libras - Ministrantes: Roselba Gomes de Miranda e Jefferson Brandão Feitosa
     4) Tema: Feedback como tradução cultural: intérprete intramodal de Libras para Libras  - Ministrante: Flaviane Reis
Intervalo do almoço - 12h às 14h
Tema: Relações sociais e o sujeito surdo - 14h às 16h30 (Discentes convidados)
Encerramento dos eventos - 16h30 às 17h
Sarau sinalizada – 17h

No vídeo de divulgação, abaixo, professores de Letras/Libras dos Câmpus de Porto Nacional, Arraias e Araguaína falam um pouco mais sobre o evento.