Página inicial > Últimas Notícias > HDT-UFT inicia atividades do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
Araguaína

Por Daianni Parreira | Publicado: Quinta, 28 de Junho de 2018, 17h45 | Última atualização em Quinta, 28 de Junho de 2018, 18h02

O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) tem o intuito de minimizar a produção e proporcionar um encaminhamento seguro dos resíduos produzidos no âmbito do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, instalada em Araguaína (TO). Nesta terça (26), os membros do Grupo de Trabalho, responsáveis pela elaboração do Plano apresentaram-no aos representantes dos diversos segmentos do hospital, administrativo e assistencial.

A ação marca o início das atividades, que visam principalmente à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais, do meio ambiente, pautado no princípio dos 3Rs (Redução de consumo e desperdício, Reutilização e Reciclagem), além de cumprir a legislação vigente (RDC 306/04 e Conama 358/05).

Durante reunião de apresentação do PGRSS no HDT-UFT (Foto: Daianni Parreira)
Na ocasião, a chefe do setor de Logística, Nadja Barros complementou que as medidas propostas no plano de trabalho do PGRSS pretendem ainda otimizar as medidas de segurança e higiene no trabalho; reduzir o número de infecções hospitalares em relação aos resíduos; proteger a saúde e o meio ambiente e racionalizar os custos em serviços de saúde.

Dentre as ações previstas, o chefe da Unidade de Hotelaria, Francisco Josean Santos destacou a orientação sobre a forma correta de descarte de materiais perfurocortantes a fim de evitar acidentes de trabalho; a instituição de programas de reuso e reciclagem; instrumentalização dos profissionais para aderirem ao programa de coleta seletiva; promoção da educação ambiental e sanitária, entre outras.

Confira o documento na íntegra, clique aqui.

Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

marcador(es): Araguaína,Home,HDT-UFT