Página inicial > Últimas Notícias > Minibovinos são atração no estande da UFT na Agrotins 2018
UFT NA AGROTINS

Minibovinos são atração no estande da UFT na Agrotins 2018

Publicado: Quarta, 09 de Mai de 2018, 11h39 | Última atualização em Sexta, 11 de Mai de 2018, 17h02

Em referência ao trabalho dos zootecnistas e geneticistas está em exposição no estande da Universidade Federal do Tocantins na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2018) a fazendinha, que consiste na apresentação dos minianimais ou ‘minivacas’, como estão sendo chamados. O casal de minibovinos, cujos nomes são 'brinquedo' e 'boneca' chamam a atenção do público e representam um trabalho de melhoramento genético em que são desenvolvidos animais diferenciados.

A professora Kênia Ferreira Rodrigues, do Câmpus de Araguaína, explica que “zootecnistas ou melhoradores genéticos foram fazendo cruzamentos, selecionando animais de pequeno porte até chegar nesse minianimal que a gente tem e que alguns proprietários estão achando mais fácil criar, pelo fácil manejo; as crianças podem conviver perto, então tem maior facilidade pra um convívio social dentro da propriedade”. A professora relata também que as minivacas produzem leite normalmente e que os minianimais são bastante dóceis.

A partir desta quinta-feira (10) no mesmo estante será apresentado também o ovoscópio, um equipamento desenvolvido por um estudante que permite selecionar os ovos por qualidade. Essa apresentação está relacionada com as palestras de ovicultura que serão realizadas na sexta-feira no estande da UFT: às 15h a palestra sobre produção de ovos comerciais com a zootecnista Ionara Miranda e às 16h sobre produção agroecológica de frangos com a professora Kênia Rodrigues.

marcador(es): Araguaína,Home,Agrotins