Página inicial > Últimas Notícias > Livro sobre Biotecnologia e Biodiversidade será lançado nesta sexta
PALMAS

Livro sobre Biotecnologia e Biodiversidade será lançado nesta sexta

Publicado: Sexta, 11 de Mai de 2018, 08h00 | Última atualização em Sexta, 11 de Mai de 2018, 10h55

Será lançado na próxima sexta-feira (11) o livro "Tópicos Especiais em Biotecnologia e Biodiversidade - Volume 1". O projeto da obra foi  idealizado pelo professor Clemilson Antonio da Silva, do curso de Nutrição da UFT no final de 2017. O evento de lançamento ocorrerá às 17h, no Auditório do Bloco C, no Câmpus de Palmas. A idealização do livro foi compartilhada com um grupo de acadêmicos do programa de pós-graduação stricto sensu Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal ( Rede Bionorte).

De acordo com o professor, a princípio o livro seria volume único, contudo, como a demanda de capítulos foi alta, a estratégia de publicação foi alterada e a ideia de se trabalhar em uma coleção com quatro volumes foi iniciada. "O primeiro volume foi concebido com um total de seis capítulos abordando temas atuais e relevantes para as áreas de biotecnologia e biodiversidade, todos esses, referentes aos projetos de tese dos estudantes do referido programa de doutorado", explica.

Segundo ele, a iniciativa de publicar o livro, vem corroborar com os objetivos e metas do programa em alcançar a nota 5 na próxima classificação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). "Uma das dimensões avaliadas pelo comitê de área nos programas de pós-graduação é a produção bibliográfica dos discentes e docentes. A editora CRV, na qual o livro foi publicado, possui conselho editorial e se enquadra na classificação do comitê de Área de Biotecnologia em editora nacional com conselho editorial e seus livros já foram classificados pela Capes em L3. Dessa forma, a publicação receberá uma excelente pontuação quando houver a próxima avaliação, ajudando a alavancar a nota do programa para que a meta seja alcançada", conta.

Ainda de acordo com o professor, o dia 11 é o lançamento do Volume Um, porém, o segundo volume já está na gráfica em impressão, e os acadêmicos já estão trabalhando para submissão dos capítulos do terceiro e quarto volumes. "A ideia foi um divisor de água, quebrando paradigmas e incentivando os demais alunos em conjunto com seus orientadores a desenvolverem esse tipo de produção bibliográfica que também é reconhecida pela Capes e comunidade acadêmica.

Sobre o livro
O primeiro capítulo - “Uso biotecnológico dos gêneros Bradyrhizobium sp e Azospirillum sp em associação com plantas de valor agrícola” - aborda o uso ecológico de bactérias promotoras de crescimento de plantas em culturas de valor econômico em substituição a produtos químicos. Os autores são Evandro Reina, Dr. Jôenes Mucci Peluzio (Orientador), Daisy Parente Dourado e Dr. Weder Ferreira dos Santos.

No segundo capítulo - “Processo de produção de biodiesel e a catálise enzimática” - os autores apresentam informações sobre o processo de produção de biodiesel por catálise enzimática, bem como os principais fatores envolvidos nesse processo. Danylo Bezerra Mendes, Danyel Bezerra Mendes, Fabiane Fernandes da Silva e o orientador, Dr. Emerson Adriano Guarda, são os autores.

O terceiro capítulo - “Biomassa lignocelulósica residual de frigorífico de bovinos como matéria-prima em processos biotecnológicos” - apresenta a biomassa lignocelulósica residual de frigorífico de bovinos como uma fonte promissora para a produção de biocombustíveis de segunda geração e/ou prospecção de bactérias produtoras de enzimas hidrolíticas, verificando o seu potencial para uso em diversos processos biotecnológicos. Os autores são Victor Hugo Gomes Sales, Elisa Maria de Oliveira, Dr. Emerson Adriano Guarda (orientador) e Wardsson Lustrino Borges (co-orientador).

O quarto capítulo - “Produtividade técnica e econômica de cultivares de soja em função de doses de potássio e época de semeadura na região da Amazônia legal” - expõe a produtividade técnica e econômica de algumas cultivares de soja em função de doses de potássio e época de semeadura na região da Amazônia legal. Celso Hackenhaar, o orientador, Dr. Joenes Mucci Peluzio; Dr. Warley Gramacho da Silva e Dr.ª Maria Dilma de Lima são autores deste capítulo.

O quinto capítulo enfoca a “Biomassa lignocelulósica na produção de celulases”, e aborda o uso da biomassa lignocelulósica como potencial na produção de celulases por fungos filamentosos. Este capítulo foi escrito por Aurea Welter e pelo orientador, professor Dr. Emerson Adriano Guarda.

O último capítulo é sobre o “Processamento biotecnológico dos resíduos agroindustriais da cultura da mandioca”, e apresenta o resíduo agroindustrial da cultura da mandioca como matéria-prima para diversos processos biotecnológicos. Os autores são Clemilson Antonio da Silva, Fernanda Pereira da Silva, Drª. Caroline Roberta Freitas Pires e o orientador professor Dr. Abraham Damian Giraldo Zuniga.

marcador(es): Palmas,Home,Bionorte