Página inicial > Últimas Notícias > Workshop internacional que debaterá sobre hidrelétricas na Amazônia terá início nesta terça (15)
MEIO AMBIENTE

Por Samuel Lima | Publicado: Segunda, 14 de Mai de 2018, 10h55 | Última atualização em Terça, 15 de Mai de 2018, 09h40

Terá início nesta terça-feira (15), no Anfiteatro, do Câmpus da UFT em Palmas, a partir das 8h, o Workshop “Rios, Terras e Culturas: Aprendendo com o Sistema Socioecológico do Tocantins", da Rede de Pesquisas em Barragens Amazônicas: Avançando a Pesquisa Integrativa e a Gestão Adaptativa de Sistemas Socioecológicos Transformados por Barragens Hidrelétricas. O evento é promovido por meio de parceria entre universidades amazônicas e a Universidade da Flórida (EUA). A agenda do evento prevê atividades até o dia 18 de maio, com participação de estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e pesquisadores tanto do Brasil quanto do exterior.

Pesquisadores na beira do Rio Tocantins, pouco antes de sairem para o Dia de Campo (Foto: Juliana Laufer/Divulgação/PPGCiamb)Pesquisadores na beira do Rio Tocantins, pouco antes de sairem para o Dia de Campo (Foto: Juliana Laufer/Divulgação/PPGCiamb)Nesta segunda-feira (14), professores e pesquisadores visitantes que estarão no Workshop desta terça-feira, participaram de um Dia de Campo no Rio Tocantins e comunidades ribeirinhas dos municípios de Lajeado e Miracema. Segundo a programação - denominada de "Percepção ambiental - pesquisadores multidisciplinares: Diálogos e contos com comunidades tradicionais a jusante da Usina Hidrelétrica de Lajeado (TO)".

De acordo com a organização, o objetivo da visita in loco ao rio e comunidades visa dar aos pesquisadores a percepção ambiental da região da Usina de Lajeado. De acordo com a programação, eles percorreriam o trecho fluvial (rio Tocantins) de Miracema até  a Praia do Paredão (cerca de 15 quilômetros - jusante da UHE de Lajeado), utilizando a metodologia de história oral e percepção ambiental adquirida pelos pescadores e ribeirinhos locais.

Troca de conhecimentos

De acordo com a organização do evento, o objetivo do Workshop é "é criar e fortalecer bases para o avanço da pesquisa integrativa (inter e transdisciplinar) sobre sistemas socioecológicos transformados por hidrelétricas na Amazônia, fortalecendo ensino, pesquisa e extensão em universidades emergentes na região Amazônica". Ainda segundo os dados, o projeto inclui uma parceria com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), propiciando a troca de conhecimentos e experiências entre, inicialmente, as bacias hidrográficas do Rio Tocantins, Madeira, Xingu e Tapajós na Amazônia brasileira, e a bacia do Rio Colorado nos Estados Unidos.

Parcerias
Há cerca de um ano, pesquisadores da UFT participaram de um evento neste mote, na bacia do rio Colorado, nos Estados Unidos, fazendo, inclusive, visitas técnicas a barragens e comunidades atingidas pelos empreendimentos. O workshop organizado na UFT pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente da UFT (PPGCiamb) com apoio da National Science Foundation (NSF) e da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), tem parcerias com a Universidade Federal de Rondônia (Unir); a Universidade Federal do Pará (UFPA); a Universidade de São Paulo (USP); a Universidade da Flórida (UF); e o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Há ainda instituições colaboradoras como a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

Visita

Reunião ocorreu no gabinete da Reitoria, no final da tarde da última sexta-feira (Foto: Samuel Lima/Sucom)Reunião ocorreu no gabinete da Reitoria, no final da tarde da última sexta-feira (Foto: Samuel Lima/Sucom)Na última sexta-feira, as professoras Simone Athayde e Bette Loiselle, da Universidade da Flórida (UF), visitaram a Reitoria da UFT para conversar sobre possibilidades de intercâmbios e parcerias. Bette coordena um departamento de pesquisa (o Tropical Conservation and Development) daquela universidade e Simone é brasileira, e trabalha há mais de 15 anos na UF. Durante a conversa com a vice-reitora da UFT, Ana Lúcia de Medeiros, com a presença do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Raphael Sanzio Pimenta, do diretor do Câmpus de Palmas, Marcelo Leineker, e de membros da comissão organizadora do Workshop, as duas professoras destacaram as diversas possibilidades de parcerias para desenvolvimento de projetos de pesquisa com a Universidade Federal do Tocantins.

Links de Interesse:

marcador(es): Palmas,Pesquisa,Home,PPGCiamb