Página inicial > Últimas Notícias > Programa UFT Social recebe demandas de municípios tocantinenses

Programa UFT Social recebe demandas de municípios tocantinenses

Por Cynthia Barreto | Publicado: Quinta, 26 de Abril de 2018, 16h29 | Última atualização em Segunda, 15 de Julho de 2019, 16h26

Os prefeitos das cidades de Novo Acordo, Elson Lino de Aguiar Filho, e de São Félix do Tocantins, Marlen Ribeiro Rodrigues, participaram na manhã desta quinta-feira (26), de uma reunião no gabinete da vice-reitoria, Ana Lúcia Medeiros. Na ocasião foram apresentadas demandas de atendimento às prefeituras por meio do Programa UFT Social.

Atualmente o programa UFT Social trabalha com cinco eixos Educação e Cultura; Saúde e Bem estar; Meio Ambiente e Agricultura; Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação; Governança e Políticas Públicas.

As demandas apresentadas pela prefeitura de São Félix do Tocantins fazem parte dos eixos: Educação e cultura; Saúde e bem estar, que devem ser atendidas por meio de convênios com educação à distância e do internato rural. Já à demanda apresentada pela prefeitura de Novo Acordo foi na regulamentação fundiária urbana.  Ambas as cidades receberão membros do Programa UFT Social em um seminário, que em breve, será realizado em cada um dos municípios, onde serão apresentados os projetos e propostas desenvolvidas pelo programa que podem auxiliar as prefeituras.

Membros do Programa UFT Social recebendo demandas da prefeitura de Novo Acordo (Foto: Cynthia Barreto)

Durante a reunião a vice-reitora, Ana Lúcia Medeiros, destacou que a UFT é a única instituição do estado do Tocantins com um vasto valor de capital humano e que está pronta para atender os munícipios tocantinenses no que tange aos eixos do projeto. Ana afirmou ainda que a universidade está à disposição para somar, qualificar pessoas e encontrar soluções necessárias para passar pelo contingenciamento de gastos que o poder público tem enfrentado.

O presidente do Instituto de Atenção às Cidades (IAC), Felipe Marques, reforçou da capacidade que a UFT, por meio de seus institutos, tem de auxiliar os municípios em diversas áreas, entre elas na organização de finanças, instalação de energia sustentável, plano de mobilidade, planejamento e monitoramento hídrico, por meio de medidores de razão nas fontes e rios que impede que eles sequem. “No IAC são mais de 30 professores capacitados que ouvem as necessidades dos municípios e buscam encontrar soluções viáveis por meio de um planejamento estratégico”, destacou.