Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estudante da UFT cria aplicativo para auxiliar alunos da educação básica em Matemática
Início do conteúdo da página
ARRAIAS

Estudante da UFT cria aplicativo para auxiliar alunos da educação básica em Matemática

Publicado: Quarta, 18 de Abril de 2018, 08h41 | Última atualização em Quinta, 19 de Abril de 2018, 09h42

Denilson durante apresentação do TCC quando explanou sobre seu aplicativo matemático (Foto: Divulgação)Denilson durante apresentação do TCC quando explanou sobre seu aplicativo matemático (Foto: Divulgação)O concluinte do curso de Matemática do Câmpus da Universidade Federal do Tocantins em Arraias, Denilson Araújo Campos, apresentou em sua defesa  de trabalho de conclusão de curso (TCC) - em 5 de março passado - um aplicativo (app) para o sistema Android (usado em celulares smartphones) com o objetivo de auxiliar os alunos do nono (9º) ano do Ensino Fundamental para utilizar as fórmulas do Teorema de Pitágoras, fórmula de Bháskara e cálculo de algumas áreas de figuras planas. O app, que  leva o nome de "Simplificando", teve o projeto orientado pela professora Maria Emília da Silva.

De acordo com a orientadora, o “Simplificando” auxilia o aluno na resolução de exercícios com os conteúdos citados, nos quais são exibidos passo a passo. Devido a existência de professores ainda leigos na área da tecnologia, esse aplicativo foi desenvolvido de maneira clara e intuitiva, tornando-se fácil para o manuseio tanto do professor como do aluno.

Para desenvolver o aplicativo foram utilizados softwares como o Windows 10, Atom 1.20.1, Ionic 3 e o dispositivo de teste, o próprio celular. O aplicativo está disponível área de aplicativos da Google e pode ser baixado para smartphones com Android (clique aqui). O aluno Campos diz que vai continuar a desenvolver seu app, agregando mais fórmulas e gráficos, como uma forma de incentivo aos professores do Ensino Fundamental para que possam trabalhar também com a tecnologia disponível para celulares.

Confira, abaixo, algumas telas do aplicativo:

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página