Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Gestão de Alto Nível é apresentado à Agência Nacional das Águas
RECURSOS HÍDRICOS

Projeto Gestão de Alto Nível é apresentado à Agência Nacional das Águas

Publicado: Quinta, 05 de Abril de 2018, 18h17 | Última atualização em Sexta, 06 de Abril de 2018, 09h33

Na tarde dessa quinta-feira (5) foi realizada uma reunião da vice-reitora, Ana Lúcia de Medeiros, com os técnicos do Instituto de Atenção às Cidades da UFT (IAC), juntamente com analistas da Agencia Nacional de Águas (ANA). O interesse dos analistas, que vieram de Brasília, é no Projeto Gestão de Alto Nível, implantado pelo IAC na Bacia do Rio Formoso.

O Projeto é pioneiro no monitoramento da captação de água por produtores. No Brasil, os recursos hídricos são muito valorizados, mas até então não existia uma forma de monitorar a retirada da água, muito menos em tempo real, que é o que o projeto propõe. A tecnologia consiste um uma microusina solar, um medidor de vazão ultra-sônico e um equipamento de telemetria, que transmite os dados.

Monitor hídrico que está implantado em propriedades na região do Rio Formoso (Foto: Divulgação)Monitor hídrico que está implantado em propriedades na região do Rio Formoso (Foto: Divulgação)Nesta sexta-feira (6) os analistas estarão em Formoso do Araguaia junto com a equipe do Instituto de Atenção às Cidades para apresentação dos equipamentos usados no projeto. “Se for de interesse da Agencia Nacional de Águas, pode ser firmada uma parceria para aplicar esse projeto em outras regiões do país”, é o que conta o presidente do IAC, Felipe Marques.

Confira, abaixo, como o sistema funciona, demonstrado para a série Caminhos da Reportagem; esta reportagem foi ao ar no dia 16 de março último: