Página inicial > Últimas Notícias > Login institucional da UFT permite o acesso à rede mundial de wi-fi Eduroam
VOCÊ SABIA?

Login institucional da UFT permite o acesso à rede mundial de wi-fi Eduroam

Por Samuel Lima | Publicado: Terça, 13 de Março de 2018, 18h09 | Última atualização em Segunda, 09 de Julho de 2018, 10h51

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) aderiu ao serviço Eduroam, que permite acesso à internet sem fio em diversas instituições educacionais em todo o mundo através do login institucional da Universidade. A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI/UFT) concluiu o processo de instalação e configuração do serviço no Câmpus de Palmas e na Reitoria, onde o serviço está pronto para ser usado. O acesso se dá pelo login institucional (com sufixo @uft.edu.br)

Todos os usuários das redes da UFT, alunos, professores e técnicos administrativos, podem acessar a internet via Eduroam. Para acessar o novo serviço com o login institucional da UFT, é necessário, antes, fazer o recadastramento no Sistema de Login Unificado (SLU), que reúne todas as matrículas em um só usuário. Depois disso, basta configurar o seu dispositivo de acordo com o tipo e as recomendações explicadas nos tutoriais.

O Eduroam funcionará em todos os câmpus da UFT, por meio de uma infraestrutura de rede sem fio composta, no momento, por um total de 149 acess points e que está sendo ampliada em mais 100 pontos de acesso. Dessa forma, o novo serviço deve substituir a UFTAcad, que ficará disponível, de forma transitória, onde o equipamento não suporte o eduroam, para que esses locais não fiquem sem acesso à internet sem fio.

O servidor Júnior Duarte pôde utilizar o serviço pelo login UFT em Portugal, onde trabalhou durante um mês na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Utad) por meio da categoria staff do programa Erasmus Mundus. Para Duarte, o acesso ao eduroam facilitou seus trabalhos, pois foi possível, apenas com seu login usual da Universidade e sem necessidade de solicitar acesso temporário, utilizar a internet em todas as instituições educacionais que visitou, em cidades como Vila Real, Porto e Coimbra, e mesmo nos aposentos em que ficou na Utad. “Não é preciso nem relogar. Com o eduroam, você chega à instituição e já se conecta automaticamente”, ressaltou o servidor.

Vantagens do Eduroam

O Eduroam, de acordo com a DTI, é um serviço mais moderno, veloz e seguro. Além de ser um serviço mundial, permitindo ao usuário acesso à internet sem fio em qualquer uma das instituições conveniadas nos mais de 60 países em que está presente, o Eduroam não precisa de relogin periódico, como ocorre com a UFTAcad.

O novo serviço representa, para a UFT, um avanço tecnológico de grande valia, pois permite também a sua comunicação com instituições em todo o mundo, pois conecta seus estudantes, pesquisadores e membros à internet em instituições nacionais e internacionais.

Adesão da UFT

A adesão da UFT ao eduroam se deu, primeiramente, pela associação à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e à Comunidade Acadêmica Confederada (CAFe), que oferece, além da rede sem fio em diversas instituições de todo o mundo, outros serviços tecnológicos avançados para a pesquisa e permite à Universidade compartilhamento de tecnologia com instituições nacionais e internacionais de educação.

marcador(es): Palmas,DTI,Home,Eduroam