Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes encerram estágio com doações de produtos de higiene e brinquedos no HDT-UFT
Araguaína

Por Daianni Parreira | Publicado: Segunda, 12 de Março de 2018, 18h00 | Última atualização em Segunda, 12 de Março de 2018, 18h14

Como forma de retribuir o aprendizado adquirido, alunas do curso técnico em enfermagem do Instituto Carlos Chagas (Incar) doaram produtos de higiene pessoal e brinquedos no encerramento do estágio no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), localizado em Araguaína (TO).

A professora que acompanhou as estudantes, Samara Rodrigues, avaliou o estágio como excelente. “Muito proveitoso mesmo; percebi que os profissionais têm o prazer em ensinar, ajudar, tem o dom e a empatia; eles se colocam no lugar do aluno e sabem das dificuldades que eles têm. Percebemos que desde os maqueiros, porteiros, são todos profissionais incríveis que acolheram a gente de uma forma que não esperávamos”, ressaltou, concluindo que a doação simbólica tem a intenção de retribuir os ensinamentos.

Encerramento do estágio do curso técnico em enfermagem no HDT-UFT (Foto: Daianni Parreira)
Uma das aprendizes em técnica de enfermagem, Eliane Bezerra, agradeceu aos colaboradores do HDT-UFT. “Eu me senti em casa, eles têm muita disponibilidade em ensinar os procedimentos; a equipe está de parabéns e a gente vai levar para a nossa vida profissional muitas experiências vivenciadas aqui que eu acredito que nos demais lugares não teremos essa oportunidade, o HDT realmente somou muito, não só para mim, mas para toda a equipe que participou do estágio”, finalizou.

Para a chefe da Unidade de Graduação e Ensino Técnico, vinculada a Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), Raimunda Moreira da Silva, o foco é um hospital de ensino de qualidade. “Ressalto o comportamento exemplar das alunas, a obediência as normas, ao termo de sigilo e do manual do aluno, e que em momento algum extrapolaram nenhuma regra orientada”, disse, destacando a disciplina como um ponto forte da turma.

A assistente social Izabelle Cutrim recebeu os itens e reafirmou a importância dessas doações no dia-a-dia desses usuários que não tem condições. “Esses quites serão de grande serventia, e inclusive incentivo as próximas turmas e seguirem o exemplo, pois a necessidade dessas doações é real e a melhor forma de retribuir o tempo que eles estiveram aqui”, frisou.

Na oportunidade, a coordenadora do curso do Incar, Adelaine Alves dos Santos concluiu que o convênio de estágio iniciado neste semestre com o hospital foi um sucesso e que pretende dar continuidade. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado, vimos que cumpriu o papel na formação dos alunos; agradecemos essa parceria e já estamos com novas turmas encaminhadas”.

Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

marcador(es): Araguaína,Home,HDT-UFT