Página inicial > Últimas Notícias > Cineclube do Câmpus de Tocantinópolis se prepara para a 300ª exibição e divulga números de 2017
EXTENSÃO

Publicado: Terça, 06 de Março de 2018, 17h14 | Última atualização em Terça, 06 de Março de 2018, 18h08

Após cada filme há sempre o debate sobre a temática abordada (Foto: Acervo Dicom - 2013)Após cada filme há sempre o debate sobre a temática abordada (Foto: Acervo Dicom - 2013)Com um público total de 576 pessoas em 37 filmes exibidos em 2017, o Projeto de Extensão Cineclube de Tocantinópolis segue com temáticas novas todo mês. Neste ano de 2018 a iniciativa fará onze anos e exibirá seu 300º filme.

Realizado sempre aos sábados, o Cineclube se destaca por exibir o maior número de filmes na Universidade Federal do Tocantins. “A nossa proposta é utilizar o cinema como uma forma de descontração e construção de uma visão mais crítica do mundo”, relata o professor responsável pelo projeto, João Batista Félix.

Dentre os filmes exibidos no último ano, 16 foram nacionais e, mensalmente, foram apresentados temas sobre Carnaval, Indígenas, Mulheres, Consciência Negra, Folclore, Trabalhadores, Revolução Russa, Educação, entre outros. “Nós também temos uma proposta de descolonização da nossa visão cinematográfica. Nesse sentido, a gente não foca somente no cinema norte-americano e hollywoodiano”, diz João Batista (como é mais conhecido). Segundo ele, já foram exibidos filmes de nacionalidades francesa, canadense, espanhola, austríaca e italiana.

Ainda segundo o professor, o Cineclube foi criado em 2006 e começou a ter exibições no ano seguinte, mas só começou a contar e catalogar as exibições em 2008, quando ele tomou a frente do projeto.

Nesta semana

O filme que será apresentado no próximo sábado (10) será “As sufragistas”, um filme que conta a história de feministas britânicas no início do século XX. Esta será a 272ª exibição do Cineclube de Tocantinópolis e acontecerá às 18h no auditório Vigilante Adão Ribeiro da Silva.