Página inicial > Últimas Notícias > Prédio com 36 salas de aula é inaugurado no Câmpus de Porto Nacional

Prédio com 36 salas de aula é inaugurado no Câmpus de Porto Nacional

Por Daniel dos Santos | Publicado: Terça, 23 de Janeiro de 2018, 09h46 | Última atualização em Terça, 23 de Janeiro de 2018, 15h34

Para qualificar ainda mais as condições de ensino, a Universidade Federal do Tocantins inaugurou nessa segunda-feira (22), no Câmpus de Porto Nacional, o Bloco X, que abriga 36 novas salas de aula com capacidade para 40 alunos cada.

Bloco tem três pavimentos e 36 salas de aula (Foto: Daniel dos Santos)Por ser uma estrutura que atenderá diretamente ao ensino, os estudantes e professores serão os principais beneficiados. O vice-presidente do Diretório Acadêmico "Pedro Tierra", entidade que representa os estudantes do Câmpus, Nathan Alves, dimensiona a importância do novo prédio para os alunos. "É uma conquista absurda para a universidade: um ótimo ambiente para os professores darem suas aulas e com novos ar-condicionados". Com isso, Nathan também acredita que haverá mais espaço para núcleos e laboratórios.

Para o professor e coordenador do curso de História, Ariel Elias do Nascimento, a estrutura do novo bloco significa a ampliação das potencialidades do ensino. "Estas novas salas de aula têm uma acústica muito boa. Isso torna as aulas mais proveitosas e menos desgastantes. Tem estrutura elétrica, iluminação e ventilação que tornam o ambiente na sala propício a um bom desenvolvimento de aula".

Segundo ele, o Bloco X é mais um benefício aos estudantes que se soma à inauguração do Restaurante Universitário (RU) e a implantação da moradia estudantil dentro do Câmpus. "Isso traz uma nova dinâmica de circulação dos estudantes no Câmpus. Por ser localizado ao lado do Restaurante Universitário (RU), o prédio que será utilizado para salas de aula contribui para a ideia de permanência e vivência dos estudantes pelo Câmpus. "Os estudantes realizam suas refeições e na sequência se encaminham para as aulas".

Estrutura
Segundo informações da Prefeitura Universitária, o edifício é constituído com três pavimentos, sendo um térreo, com área edificada de 1325,82 m², totalizando a área construída com total de 3690,68 m². O prédio é dividido em duas alas de salas de aula e escadas, interligadas por um bloco de circulação com sanitários masculino, feminino e salas de apoio.

Cada ala tem seis salas por pavimento, com 60,20 m² de área e com capacidade para 40 pessoas cada um. No total serão 36 salas de aula. O bloco intermediário abriga os sanitários e algumas funções de apoio como DML (Depósito de Material de Limpeza), sala técnica para rack e depósito de mobiliário e equipamentos. O valor final da obra foi de R$ 7.298.447,83.