Página inicial > Últimas Notícias > Projeto atua na construção, execução e avaliação de projetos políticos pedagógicos das escolas municipais
ARRAIAS

Por Samuel Lima | Publicado: Segunda, 22 de Janeiro de 2018, 16h17 | Última atualização em Segunda, 22 de Janeiro de 2018, 16h17

Atividades de formação continuada terão continuidade no mês de fevereiro (Foto: Secretaria de Educação de Arraias/Divulgação)Atividades de formação continuada terão continuidade no mês de fevereiro (Foto: Secretaria de Educação de Arraias/Divulgação)Profissionais das escolas municipais de Arraias, que fica na região Sudeste do Tocantins, a 422 quilômetros de Palmas, estão participando de oficinas organizadas pelo projeto de extensão do Câmpus da UFT na cidade, com o objetivo de contribuir com a construção, execução e avaliação dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) das unidades escolares. O projeto é vinculado ao curso de Educação do Campo, da UFT em Arraias e terá prosseguimento de suas atividades também pelo mês de fevereiro.

A ação, denominada "Projeto Político Pedagogico: Um documento necessário às escolas do campo", realizou, na última quinta-feira (18), uma das atividades de formação continuada previstas, reunindo professores e coordenadores pedagógicos. A coordenadora do projeto, a professora da UFT, Helena Quirino Porto Aires, informou que foram trabalhados - por meio de estudos e oficina - a importância e a construção, execução e avaliação do Projeto Político Pedagógico.

Para a coordenadora, o PPP representa a identidade da escola e proporciona que  intituição dê direcionamento da organização do trabalho como um todo. "Por isso que falar da construção do Projeto Político Pedagógico de uma escola nos remete, inicialmente, a uma reflexão do seu significado, que vai para além de um documento burocrático para o cumprimento das exigências legais. É, sobretudo, pensar a construção, execução e avaliação desse instrumento como uma possibilidade de pensar a Educação do e no Campo, as escolas do campo, os sujeitos do campo, os saber do campo, os currículos, como possibilidades de uma formação que corresponda aos anseios daquela população para além da sua localidade", complementou.

Ação é desenvolvida com professores, coordenadores pedagógicos e supervisores da educação municipal (Foto: Secretaria da Educação de Arraias/Divulgação)Ação é desenvolvida com professores, coordenadores pedagógicos e supervisores da educação municipal (Foto: Secretaria da Educação de Arraias/Divulgação)

O projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria da Educação local (Semed/Arraias) e tem a participação de supervisores, coordenadores pedagógicos, professores e servidores administrativos que atuam nas escolas localizadas no campo e também na comunidade local. "Assim, será priorizada a construção de um coletivo, capaz de refletir/agir na realidade da Educação do e no Campo, ampliando as possibilidades de reorganização do trabalho da escola por meio da construção, execução e avaliação do PPP", frisa a coordenadora.

A coordenação do projeto destaca que outras ações/etapas serão desenvolvidas em cada escola localizada no campo. Estão previstas atividades nas escolas municipais  Evany de Paula e Sousa, Nossa Senhora da Conceição, Madre Gabriela, Iá Iá Ciríaca, João Francisco (Santa Rita), Joaquim Aires, Lázara Ferreira, Maria, Bernadinho, Santa Luzia, São Sebastião, Eliziário José de Barros e na Gregório Barreto e Melo; servidores das escolas e a comunidade local também vão participar das atividades.