Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do município de Pindorama fazem visita técnica em projeto de extensão

Alunos do município de Pindorama fazem visita técnica em projeto de extensão

Por Heloísa Cipriano | Supervisão: Poliana Macedo | Publicado: Quarta, 20 de Dezembro de 2017, 17h54 | Última atualização em Quarta, 20 de Dezembro de 2017, 17h59

O projeto de extensão "Anatomia para todos: a Universidade aberta à comunidade" reuniu alunos da Rede Estadual de ensino do Colégio de Tempo Integral Manoel dos Santos Rosal, localizado no município de Pindorama (TO) na tarde desta quarta-feira (20), no Complexo de Laboratórios da Saúde, na UFT do Câmpus de Palmas.

Regulamentado há um ano pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) e com o apoio da vice-reitora Ana Lúcia de Medeiros, o projeto que envolve 30 pessoas - entre elas técnicos, alunos da Graduação e do Stricto Sensu e docentes - foi criado com o intuito de atender a demanda de visitas técnicas que são solicitadas pelas comunidades tocantinenses à coordenação dos Laboratórios da Saúde da UFT. Das comunidades citadas, os laboratórios receberam neste ano, as visitas dos municípios de Paraíso do Tocantins, Formoso do Araguaia, Porto Nacional, Pindorama, Conceição do Tocantins e Palmas - esta por escolas da região Norte da capital, Universidade da Maturidade (UMA) e Colônia de Férias da UFT.

Durante a realização das atividades, os alunos puderam conhecer um pouco do que é oferecido em cursos das áreas biológicas, como Enfermagem e Nutrição, e em laboratórios especializados nos estudos da rede de Ensino Superior. Nesse sentido, o projeto aproxima docentes, técnicos e discentes da UFT com a comunidade, complementando saberes e despertando o interesse científico no aprendizado de alunos de Ensino Médio.

Segundo Ediana Vasconcelos, técnica do laboratório e coordenadora do Complexo de Laboratórios da Saúde, as atividades desenvolvidas aproximam os alunos da Universidade e na escolha do que querem cursar. "Mostrar para a comunidade a UFT, incentivando os jovens ao ingresso no Ensino Público e transformar a realidade social em que vivem", conta a técnica dos laboratórios. Ela lembra ainda que houve uma média de 300 visitantes em 2017, todos do Ensino Médio.

Reserva dos laboratórios

Dos sete laboratórios para reserva de estudos em projetos de extensão como o "Anatomia para todos: a Universidade aberta à comunidade", foram abertos aos alunos os laboratórios de Anatomia e de Histologia.

O agendamento só pode ser feito com 48 horas de antecedência da data para visita pelo público externo. Para o público da UFT, como monitores das disciplinas, representantes das turmas e presidentes de Ligas Acadêmicas a solicitação necessita do mesmo prazo e conter o nome do solicitante, o curso, a disciplina e o período cursado.

O pedido (tanto do público externo como interno) deve ser encaminhado por e-mail, de acordo com o laboratório a ser utilizado, como se encontra na tabela abaixo.

Pedidos para utilização de laboratórios da Saúde da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Palmas
Laboratório E-mail
Enfermaria Modelo