Página inicial > Últimas Notícias > Egressa de História é a primeira a receber diploma com nome social
Porto Nacional

Egressa de História é a primeira a receber diploma com nome social

Por Samuel Lima | Publicado: Sexta, 15 de Dezembro de 2017, 10h46 | Última atualização em Quinta, 11 de Janeiro de 2018, 12h14

Patrícia assina seu diploma, observado pela vice-reitora Ana Lúcia e a pró-reitora de Graduação, Vânia Passos (e p/ d) - Foto: Samuel Lima/DicomPatrícia assina seu diploma, observado pela vice-reitora Ana Lúcia e a pró-reitora de Graduação, Vânia Passos (e p/ d) - Foto: Samuel Lima/DicomMarco histórico. Foi assim que a vice-reitora da UFT, Ana Lúcia de Medeiros, e a pró-reitora de Graduação, Vânia Araújo Passos, definiram a entrega nesta sexta-feira (15), no auditório do Bloco IV, do primeiro diploma de graduação da UFT com nome social. Patrícia Matos de Carvalho recebeu o documento das mãos das duas autoridades acadêmicas e pontuou, também, a importância do momento, não apenas para ela, mas para todos aqueles que lutam pelo reconhecimento de seus direitos.

"Eu estou muito feliz e parabenizo a Universidade por estar reconhecendo este direito. É uma conquista não apenas minha, mas de toda a comunidade LGBT". Ela pontuou ainda que acredita que a iniciativa estimula a busca por direitos. A vice-reitora enfatizou o fator histórico da ação e também de ratificação dos direitos humanos. "Fico muito feliz de poder participar desse momento. É a UFT sendo protagonista e validando a questão da dignidade humana, dos direitos humanos. Que isto possa abrir as portas para que outras pessoas também possam fazer o mesmo e viver a plenitude de sua dignidade como ser humano".

A pró-reitora Vânia destacou a importância do reconhecimento do nome social e parabenizou a todo o Conselho Universitário pela decisão. "Isso representa o fortalecimento da função social da Universidade; é o reconhecimento da vida e valorização do ser humano, além de reforçar o sentimento de pertencimento com a universidade. É um marco fundamental no sentido da função social que a universidade precisa exercer", pontuou.

Além de Patrícia, deve ser entregue nos próximos dias o primeiro certificado com nome social para egresso de um curso de especialização (lato sensu), atendendo também à normativa aprovada no Conselho Universitário e ao Decreto Federal nº 8.727, de 28 de abril de 2016.

Planos futuros

Ao falar de seus planos para o futuro, Patrícia revelou que pretende cursar uma segunda graduação antes de partir para um curso lato sensu. Informou ainda que pretende dar entrada, no próximo ano, na documentação para requerer a mudança em seus documentos civis para o seu nome social, conforme já consta no diploma que recebeu da UFT nesta sexta-feira.

Confira outras imagens do momento da entrega e assinatura do primeiro diploma de graduação com nome social: