Página inicial > Últimas Notícias > Professores e acadêmicos do curso de Geografia levam conhecimentos à escola da zona rural
Extensão

Por Heloísa Cipriano | Supervisão: Samuel Lima | Publicado: Quinta, 14 de Dezembro de 2017, 17h20 | Última atualização em Segunda, 18 de Dezembro de 2017, 09h11

Atividade prática do curso de GeografiaNa manhã da última segunda-feira (11), professores e acadêmicos do curso de Licenciatura em Geografia do Câmpus de Araguaína ministraram aulas e realizaram gincanas na Escola José Henrique dos Santos, localizada no povoado de Araçulândia, zona rural do município de Wanderlândia (TO).

As atividades fazem parte do projeto de extensão "O ensino de Geografia do Tocantins nas escolas de zona rural do entorno da cidade de Araguaína, uma troca de saberes", coordenado pelo professor de Geografia Eliseu Pereira. O objetivo consiste em compartilhar conhecimentos entre acadêmicos e alunos sobre a Geografia do Tocantins; além disso, proporciona a visibilidade da UFT às escolas, possibilitando a comunicação entre educação superior e básica.

Realizada desde agosto deste ano, as atividades já foram desenvolvidas em outros locais, como conta o professor Eliseu. "A última que nós fizemos foi no povoado Ponta do Asfalto, que também se localiza no município de Wanderlândia. Temos o compromisso de realizar essas atividades em cidades que margeiam a rodovia Belém-Brasília, mais conhecida como BR-153; então, são povoados rurais".

O professor ainda conta o motivo da escolha dos povoados rurais: por localizarem em áreas de transição para boa prática das dinâmicas de trabalho. "Trabalhamos levando oficinas sobre a geografia do Tocantins, com seus aspectos geográficos, como relevos, biomas e rios tocantinenses; daí, partimos para a história do Estado, como criação e formação do povo tocantinense", finaliza.

Além do aspecto pedagógico nas escolas, o professor ressalta que o trabalho é importante para a visibilidade da Universidade, pois leva propostas de estudo na UFT e a faz ser reconhecida em locais de pouco acesso à educação. "Formulamos uma proposta de levar a Universidade até à escola. Quando chegamos nela, aí sim compartilhamos o conhecimento acadêmico que temos e adquirimos o conhecimento que essa comunidade escolar nos passa, como a retribuição de análises no que tange à paisagem. Estamos numa área de contato do cerrado com a região Amazônica (região de transição) em que poucos estudos têm sido desenvolvidos. Por isso, aproveitamos para levar o ensino da geografia do Tocantins e fazemos uma pesquisa sobre a questão da percepção desses sujeitos moradores dessas porções do Norte do Tocantins sobre o conhecimento de suas áreas de transição", explica.

O trabalho, desenvolvido com todos os alunos da escola - que soma mais de 150, entre eles crianças e adultos - foi realizado por professores e acadêmicos do curso de Geografia que procuraram por metodologia de ensino utilizando recursos visuais, como exposição de um vídeo feito pelos alunos em atividades de campo sobre a ocupação do Tocantins e a cidade de Natividade; e aulas práticas e livres, como gincana com questões relacionadas ao Tocantins, montagem do mapa do Estado e representação por meio de desenhos do Tocantins assim que foi implementado e como é visto hoje.

marcador(es): Araguaína,Geografia,Home