Página inicial > Últimas Notícias > Fortalecimento das Licenciaturas e da Educação Básica são temas discutidos em livros publicados no Siepe
Livros

Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2017, 15h47 | Última atualização em Quinta, 23 de Novembro de 2017, 15h47

Livros Foto divulgaçãoDurante a realização do IV Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Siepe) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) que começou na segunda-feira (20) e terminou na última quarta-feira (22) , foram lançados os livros "Práticas de ensino e (na) formação de professores" e  "Formação Inicial e continuada de professores", organizados pelas docentes Kaled Sulaiman Khidir, Rochelande Felipe Rodrigues e Dailson Evangelista Costa. Os livros são resultado do Projeto Programa de Formação Inicial e Continuada de Professores promovido pelo Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência) do ano de 2006, desenvolvido pela UFT  no último edital do programa entre os anos de 2013 até 2016.

De acordo com um dos organizadores, Dailson Evangelista, as obras foram finalizadas e publicadas no ano passado e neste ano (2017). "Somando todos os autores dos dois livros, são mais de 20 contribuições. Os autores são docentes dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia do Câmpus de Arraias, Licenciatura em Pedagogia do Câmpus de Miracema e Licenciatura em Artes - Teatro do Câmpus de Palmas e discentes referidos cursos e professores da Educação Básica", explica.

Segundo ele,  os capítulos dos livros são resultados de pesquisas que podem contribuir para a prática de ensino dos professores da Educação Básica  para a formação inicial e continuada. "Penso que além de expressarem contribuições significativas para os professores da Educação Básica e na formação inicial e continuada deles, também revelam e mostram que projetos e pesquisas estão sendo desenvolvidos pelos pesquisadores da Universidade na tentativa de compreender e melhorar as práticas dos professores e o processo de ensino e aprendizagem de modo geral", ressalta.

Para o professor Kaled Sulaiman Khidir, também organizador do livro, o Programa Procedência cumpre o seu papel como fortalecedor das licenciaturas. " Defendemos a continuidade e a ampliação do Programa", ressalta

Lançamento dos livros Foto DivulgaçãoLançamento dos livros Foto Divulgação

Resumo Livro - Práticas de ensino e (na) formação de professores

O objetivo era contribuir para a elevação da qualidade dos cursos de licenciatura em Artes, Educação do Campo, Matemática e Pedagogia, por meio do ensino, pesquisa e extensão, a fim de fomentar melhorias na formação didático-pedagógico dos profissionais do magistério da educação básica em laboratório de ensino (Lemat, Lappe, Life e outros) em em seu campo de trabalho. As ações desenvolvidas por docentes e discentes da universidade juntamente com professores e alunos da educação básica, promoveram experiências ricas de formação humana com reflexões sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas dentro e fora da universidade. Esperamos que a proposta apresentada proporcione debates e reflexões relacionadas às práticas presentes na formação inicial e continuada de professores, assim como, na Educação Básica, buscando discussões a fim de propor ações e caminhos para minimizar os problemas relacionados à aprendizagem, com a participação de todos os envolvidos no processo, caracterizando uma construção coletiva.

Resumo Livro - Formação Inicial e continuada de professores

Na primeira Seção o foco maior dos trabalho foi direcionado para a prática de ensino do professoro que ensina matemática para crianças, jovens e adolescentes na educação básica. Na segunda seção, os trabalhos transitaram sobre o papel da lúdicidade, do brinquedo, da prática reflexiva, da valorização dos saberes e da cultura local no contexto da formação inicial do pedagogo e do profissional que ensina música. Esperamos com esta obra, contribuir para que as práticas dos professores da Educação Básica, as práticas iniciais dos professores que ainda estão em processo de formação inicial, desenvolvidas na Licenciatura em Artes (Teatro), em Matemática e em Pedagogia, bem como as práticas dos formadores de professores, possam ser transformadas em ações que valorizem a participação dos alunos, que valorizem os saberes experienciais e culturais dos diferentes contextos escolares e da própria profissão docente, que promovam situações criativas, práticas e reflexivas, e que práticas inovadoras e diferenciadas sejam promovidas nos diferentes contextos educacionais.