Página inicial > Últimas Notícias > Abertas inscrições para o 1º Encontro de Agroecologia em Gurupi
GURUPI

Abertas inscrições para o 1º Encontro de Agroecologia em Gurupi

Por Samuel Lima | Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2017, 14h00 | Última atualização em Quinta, 23 de Novembro de 2017, 18h00

Já estão abertas as inscrições para o 1º Encontro de Agroecologia, que vai ocorrer nos dias 1º e 2 de dezembro no Câmpus da UFT em Gurupi. O evento abordará temas que vão desde sementes crioulas e economia solidária a criação de abelhas sem ferrão, entre outros assuntos relacionados ao tema da agroecologia. As inscrições podem ser realizadas de forma online (clique aqui).

O professor Gabriel Zanatta, docente mestre do curso de Engenharia Florestal, é da comissão organizadora e informou que o evento é realizado pelo Núcleo de Estudos de Agroecologia da Amazônia Oriental, coordenação do curso de Agronomia, Centro Acadêmico de Agronomia, com participação também do Instituto Federal do Tocantins em Gurupi. "Também estão envolvidos técnicos e estudantes que militam no tema da agroecologia", complementou.

Segundo Zanatta, o objetivo do evento é trazer para a sociedade e comunidade acadêmica a visão agroecológica, que é a integração de sustentabilidade e funcionamento dos ecossistemas no sistema de produção. "Essa proposta agroecológica traz o tripé da sustentabilidade, viabilidade econômica, equilíbrio ecológico e justiça social para os sistemas de produção". Para ele o primeiro encontro é um bom sinal de que o discurso agroecológico tem encontrado espaço dentro da academia, muitas vezes tradicional e com visão cartesiana sobre os sistemas de produção, no sentido da visão exclusivamente sob o viés econômico. O professor enfatiza que o evento tratará do tema de forma técnica e de forma contextualizada. "Tudo de forma bem científica e técnica de forma a trazer para os acadêmicos e profissionais da região um pouco (à guisa de introdução) da visão agroecológica; esperamos conseguir aumentar a procura e o interesse dos estudantes para este tema", disse Zanatta.

Uma das palestrantes do evento é a professora Thelma Mendes Pontes, que é agrônoma, mestre em Ecologia e professora do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas. Ela vai falar sobre "Agroflorestas: oportunidades e desafios". Ela destaca que abordará um pouco sobre o tema agrofloresta e os gargalos (globais e regionais) para implantação de agroflorestas no cerrado. "Também falaremos sobre as perspectivas de futuro para pesquisas em agroflorestas; também abordaremos a agricultura sintrópica e faremos uma visita técnica a uma propriedade orgânica do município de Cariri". Segundo a docente, na visita os participantes poderão ter uma ideia de como é feita uma vistoria para certificação orgânica e os desafios para a produção, manejo e perspectivas para comercialização. (Colaborou Valney Valdevino / Câmpus de Gurupi)

Visite o site do evento

Faça sua inscrição!

Confira a programação nas imagens abaixo: