Página inicial > Últimas Notícias > Comissão julgadora e pratos avaliados são decididos para o I Festival Gastronômico de Arraias
Festival Gastronômico

Por Heloísa Cipriano | Supervisão: Samuel Lima | Publicado: Quinta, 16 de Novembro de 2017, 16h28 | Última atualização em Quinta, 16 de Novembro de 2017, 16h28

Prato principal da aula homenagem à culinária brasileira (Foto: Diego Aquino)Prato principal da aula homenagem à culinária brasileira (Foto: Diego Aquino)  O Festival Gastronômico de Arraias, que acontecerá nos dias 1 e 2 de dezembro no município de Arraias (TO), vem chegando com pré-programações que despertam o gosto pela culinária tocantinense.

No último dia 24 de outubro, houve a divulgação da lista retificada de participantes homologados nas inscrições para apresentação de seus pratos.

Ao longo desse mês de novembro, diversas atividades foram realizadas como preparação para o Festival. Dentre elas, aulas práticas com a turma das disciplinas de Gastronomia, Gestão e Cultura e de Eventos, ambas do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental, organizador do evento.

As aulas práticas oferecidas foram sobre os cinco tipos de sabores do paladar humano; cozinha internacional, com direito à sobremesa de torta de maçã e uma aula homenagem à cozinha brasileira, com mistura de pratos das culturas indígenas, portuguesas e africanas. Além disso, houve também palestra com a professora Thamyris Andrade, coordenadora do Festival, sobre Higiene Pessoal e Manipulação de Alimentos.

Comissão Julgadora

Na última quinta-feira (09), foi divulgada a Comissão Julgadora que avaliará os pratos do I Festival Gastronômico de Arraias. A equipe responsável é formada pelo Chef de Cozinha Brenno Rodrigues, representando o Instituto Gastronômico das Américas e Chef Osmane da Silva, representando o Restaurante Agenda 21 do Rio Azuis. Para completar a comissão, haverá a participação das professoras Geruza Erig, representando a disciplina de Gastronomia do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) do Câmpus de Palmas e Thamyris Andrade, professora organizadora do festival representando a Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Arraias.

Comissão Julgadora dos pratos que serão degustados no I FGA (Foto: Geórgia Marques)Comissão Julgadora dos pratos que serão degustados no I FGA (Foto: Geórgia Marques)

Pratos Avaliados

Nessa segunda-feira (13), a Comissão Organizadora do evento divulgou os pratos concorrentes do Festival em sua página do Facebook. Os pratos escolhidos contam com ingredientes típicos da culinária nortista, como o uso da mandioca e do pirarucu; até da culinária nordestina, com a carne de sol presente na maioria dos pratos avaliados. Os vencedores dos melhores pratos na primeira colocação ganharão R$600 e brindes; em segundo lugar, R$400 e em terceiro lugar, R$300.

Pesquisa

Além do festival, a disciplina de Gastronomia, Gestão e Cultura do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental realiza, sob a orientação da Professora Thamyris Andrade, uma pesquisa com a inventariação de referências gastronômicas da cidade intitulada "Identificação da Memória Gustativa do povo arraiano". A pesquisa é feita exclusivamente para a população do município de Arraias e pode ser respondida pelo endereço eletrônico que se encontra aqui.

UFT e Prefeitura de Arraias organizam o I Festival Gastronômico da cidade