Página inicial > Últimas Notícias > HDT-UFT realiza 400 atendimentos à comunidade do Assentamento Rio Preto em ação nacional
Ebserh Solidária

Por Daianni Parreira | Publicado: Segunda, 13 de Novembro de 2017, 20h00 | Última atualização em Segunda, 13 de Novembro de 2017, 20h37

Era notória e contagiante a satisfação das pessoas que passaram por algum dos 400 atendimentos realizados nas dependências da Escola Municipal José Nogueira, localizada no Assentamento Rio Preto, há uma distância média de 100 km do centro de Araguaína (TO), local definido pelo Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), em parceria com as Secretarias de Educação e de Saúde do município para levar assistência médica e educativa à região. Cerca de 70 profissionais foram voluntários no evento.

A ação nacional Ebserh Solidária ocorreu na sexta-feira (10), por meio de 38 hospitais universitários federais filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), e somou mais de 7,5 mil atendimentos descentralizados em 22 estados e Distrito Federal, e teve objetivo de levar ações de prevenção e promoção da saúde para locais onde as dificuldades de acesso à assistência à saúde são maiores por diversos motivos.

Durante atendimento médico na Ação Ebserh Solidária do HDT-UFT (Foto: Daianni Parreira)
Ação no HDT-UFT

Nos atendimentos do HDT-UFT, foram ofertadas consultas nas áreas de clínica médica, infectologia, oftalmologia, pediatria, dermatologia, farmácia, nutrição, educação física, além de testes rápidos de sífilis e de hepatites com aconselhamentos, ações educativas com abordagens sobre doenças infectocontagiosas e higiene bucal, distribuição de remédios, atividades lúdicas com as crianças e vacinação.

Aos 67 anos, o lavrador Sidney Marques Costa não mediu esforços para ir à e Escola se consultar. “Fiquei muito contente com a oportunidade de ver se está tudo bem com minha saúde e a mensagem que eu deixo é que continuem sempre assim atendendo bem à população, esta é uma atividade muito importante para nós que temos dificuldade de ir à Araguaína”, disse.

O gerente de Atenção à Saúde, Hilário Fábio Araújo explica que o intuito do mutirão foi trazer toda estrutura do ambiente hospitalar do HDT-UFT para ser uma “ação extramuros” junto à comunidade à fim de proporcionar os serviços de saúde que atende ao perfil do hospital e ao mesmo tempo contemplar a comunidade do projeto Rio Preto.

Dona Luísa Melo da Silva, 40, que também é lavradora fez questão de comentar sobre sua satisfação em participar do evento. “A gente está muito feliz por estar aqui, porque quem mora na roça precisa muito, e não é sempre que tem isso, temos que aproveitar, a equipe toda está de parabéns, estou sendo muito bem atendida, venham sempre”, frisou.

Para o chefe do Setor de Ensino, Wagner Mariano, o sucesso da Ebserh Solidária se deu pela troca entre os profissionais e a comunidade. “Com uma população acolhedora e que apesar de precisar de tanta coisa, nos doou tanto amor e gentileza, que parecia que os atendidos éramos nós do HDT-UFT. Prestação de serviço público em saúde e educação foi o que levamos para quem muito precisa, mas não tenho dúvidas que foi uma troca. Enfim, um lindo projeto de extensão, feito a várias mãos”, finalizou.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao MEC, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo da Rede Ebserh é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

marcador(es): Araguaína,Home,HDT-UFT