Página inicial > Últimas Notícias > Projeto “Nós propomos” é tema de mesa-redonda e seminário
DIREITO À CIDADE

Projeto “Nós propomos” é tema de mesa-redonda e seminário

Por Thaize Macêdo | Publicado: Terça, 07 de Novembro de 2017, 10h57 | Última atualização em Segunda, 13 de Novembro de 2017, 17h19

Acontecerá no próximo dia 10, no câmpus de Araguaína, a mesa-redonda “A extensão e a pesquisa universitária como indutoras à cidadania: a experiência do Nós propomos”. O debate abordará o projeto “Nós propomos”, que busca envolver alunos de ensino médio na construção de suas cidades e contará com a participação dos professores Dr. João Bazolli, coordenador do programa no Tocantins, e Dr. Sergio Nunes, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT/UL), tendo como mediadora a professora Dr.ª Antônia Queiroz.

A mesa redonda ocorrerá a partir das 19h30, na sala G206, na unidade Cimba do câmpus de Araguaína.

Seminário estadual

No dia 13 de novembro acontecerá o Seminário Estadual do Nós Propomos 2017, em que serão apresentados 19 trabalhos sobre o direito à cidade desenvolvidos por jovens estudantes do ensino médio de dez escolas da rede pública estadual das cidades de Palmas e Araguaína. No seminário, será lançado o livro A extensão universitária como indutora a cidadania: a experiência do “Nós Propomos”, obra coletiva que traz a narrativa sobre a implantação do projeto no Tocantins, bem como artigos científicos e relatos de estudantes universitários que vivenciaram o projeto de forma voluntária.

O evento ocorrerá a partir das 8h no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), no câmpus de Palmas. As inscrições no Seminário podem ser feitas através deste formulário.

Confira abaixo a programação do Seminário:

O projeto

O projeto “Nós propomos” busca estimular nos jovens estudantes secundaristas o exercício da cidadania ativa, a participação em decisões sobre a cidade em que vivem e o entendimento acerca da gestão democrática. . O Projeto recentemente foi selecionado para concorrer ao prêmio Dubai International Awards na categoria Best Practice Practice Transfer Award in Monitoring Mechanisms for the New Urban Agenda.

O “Nós Propomos” é originado em Portugal e tem a Universidade Federal do Tocantins (UFT), através dos cursos de Direito, Arquitetura e Urbanismo e Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (câmpus de Palmas) e Geografia (câmpus de Araguaína), como executora junto às escolas secundaristas. O projeto já é implementado em todas as regiões do Brasil e, no Estado, é fruto de convênio da UFT com o Igot/UL e parceria com a Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) pelo segundo ano, devendo ser continuado em 2018.

Saiba mais sobre a implantação do Nós Propomos no Tocantins aqui.