Página inicial > Últimas Notícias > Equipe do Pnaic no Tocantins planeja novas formações para novembro
ALFABETIZAÇÃO

Equipe do Pnaic no Tocantins planeja novas formações para novembro

Por Heloísa Cipriano | Supervisão: Samuel Lima | Publicado: Sexta, 03 de Novembro de 2017, 09h16 | Última atualização em Sexta, 03 de Novembro de 2017, 09h17

Novos encontros ocorrerão em Palmas, Araguaína, Gurupi e Araguatins (Foto: Divulgação)Novos encontros ocorrerão em Palmas, Araguaína, Gurupi e Araguatins (Foto: Divulgação)O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), programa nacional do Ministério da Educação que visa a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade no fim do 3º ano do Ensino Fundamental, continua com suas atividades em processo.

Neste mês de novembro, a formação continuará acontecendo em quatro polos: Palmas, Araguaína, Gurupi e Araguatins. O projeto foi lançado pelo Governo Federal em 2012 e começou a ser implementado em todo o Brasil em 2013, sendo gerido de forma compartilhada pelos governos federal, estadual e municipais.

O professor do curso de Educação Física do Câmpus de Miracema e coordenador geral do projeto na Universidade, Kelber Abrão, contou que a UFT assumiu a responsabilidade em realizar a formação continuada do Pnaic desde 2014 e explicou o que foi considerado em cada ano de realização. "Em 2013, a ênfase foi voltada nas questões de linguagem; 2014, na questão da matemática; 2015, na interdisciplinaridade; 2016, na questão de resgatar o que foi abordado nos últimos três anos; em 2017 há três vertentes de trabalho: educação infantil, anos iniciais e no Programa Novo Mais Educação".

O professor, que participou em outras edições como docente e supervisor, também comentou que no Tocantins o Pnaic atinge todos os municípios, contribuindo na formação de todos os professores em exercício da rede pública municipal e estadual. Este ano, as atividades do Pnaic já foram desenvolvidas na primeira formação com a equipe de formadores.

marcador(es): Miracema,Home,Pnaic