Página inicial > Últimas Notícias > Coordenadores dos cursos da UFT participam no primeiro dia do Encontro
Palmas

Coordenadores dos cursos da UFT participam no primeiro dia do Encontro

Por Heloísa Cipriano | Supervisão: Poliana Macedo | Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2017, 08h56 | Última atualização em Sexta, 03 de Novembro de 2017, 09h03

Nessa segunda-feira (30), o I Encontro de Coordenadores de Cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) iniciou suas atividades com participação do reitor Luís Eduardo Bovolato, da vice-reitora Ana Lúcia de Medeiros, de pró-reitores e servidores técnicos-administrativos.

I Encontro de Coordenadores de Graduação e Pós-Graduação reúne mesa com reitor, vice-reitora e alguns dos pró-reitores da UFT (Foto: Heloísa Cipriano)I Encontro de Coordenadores de Graduação e Pós-Graduação reúne mesa com reitor, vice-reitora e alguns dos pró-reitores da UFT (Foto: Heloísa Cipriano)

Iniciando as atividades da programação no auditório do Bloco IV (Reitoria), houve a apresentação dos pró-reitores e diretores administrativos dos diversos setores da Universidade, como Diretoria de Comunicação (Dicom), Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), Diretoria de Tecnologias Educacionais (DTE) e Ouvidoria.

Afim de refletir sobre questões da natureza pedagógica dos cursos, o evento reunirá todos aqueles que estão na gestão da Universidade, como o reitor, vice-reitora, diretores de câmpus, coordenadores de cursos, pró-reitores, diretores de setores responsáveis pelo atendimento à comunidade, e pretende trabalhar diretamente o conceito de elevação da formação discente, reforçando a ideia de um trabalho em conjunto que promove a qualidade dos diversos cursos disponibilizados.

A pró-reitora da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e coordenadora do evento, Vânia Maria de Araújo Passos, afirmou que é a primeira vez que há a organização desse evento na dimensão obtida em conjunto de coordenadores de graduação e de pós-graduação. "O objetivo principal é trabalhar com os coordenadores de curso de graduação e de pós-graduação a integração desse trabalho, que envolve todas as pró-reitorias. A cada momento discutiremos quais questões das pró-reitorias impactam no trabalho da graduação e da pós-graduação. A partir da reunião com todos os pró-reitores articulada pela Prograd, foram surgindo as temáticas do evento. Como por exemplo, de como é que a assistência estudantil impacta na graduação e na pós-graduação, a questão de acessibilidade, da extensão, do planejamento e do financeiro", disse Vânia.

Além disso, a pró-reitora da Prograd acredita que assim todos viram que tudo na Universidade está interligado. "É claro que cada pró-reitoria tem sua atuação específica, porém tudo impactará na formação do aluno que está aqui na Universidade", pontuou.

Primeiro Dia

No primeiro dia do evento, houve uma pequena explanação do professor do curso de Medicina, Leandro Garcia, sobre novos meios de lecionar aulas ou defender teses de graduação ou pós-graduação por meio de Vídeoconferências, quando há a participação de um professor fora do Estado e/ou distante do câmpus que faz parte.

Logo depois, iniciou-se a programação do evento com os informes sobre carreira docente pela Coordenação de Desenvolvimento de Carreira (CODESC). Logo em seguida e fechando o primeiro dia do Encontro, Karine Milhomem, diretora da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), ministrou palestra com o tema "Acumulação de Cargo e Averbação".

O evento que segue até quarta-feira (1º) é organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progedep) e foi pautado no plano de gestão da UFT e no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Na terça-feira (31), haverá o lançamento do livro "Orientações para Avaliação de CUrsos de Graduação", das organizadoras Ana Lúcia de Medeiros, Marli Terezinha e Michelle Matilde.