Página inicial > Últimas Notícias > Mesas-redondas vão discutir uso e desenvolvimento sustentáveis, conservação e biodiversidade
JALAPÃO +10

Por Samuel Lima | Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2017, 17h09 | Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2017, 08h37

Capim Dourado é um dos atrativos turísticos da região do Jalapão (Foto: Mary Senna/Divulgacao)Capim Dourado é um dos atrativos turísticos da região do Jalapão (Foto: Mary Senna/Divulgacao)

Com o objetivo de promover debates sobre estudos realizados na região do Jalapão há dez anos e para comparar as mudanças ocorridas após este período, ocorrem nesta segunda e terça-feiras, às 19h, no Auditório Central Capim Dourado, no Câmpus do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) em Palmas, mesas-redondas promovidas pela Universidade Federal do Tocantins e pelo IFTO. Segundo o professor Lúcio Flavo Marini Adorno, um dos organizadores pela UFT, o evento reunirá diversos representantes da sociedade e de entidades ambientais e de fiscalização e envolve também envolve docentes e estudantes da UFT dos cursos de Engenharia Ambiental e do mestrado e doutorado em Ciências do Ambiente.

Um dos pontos a serem abordados no evento, é a falta de atualização do Inventário do Impacto Ambiental dos atrativos turísticos (da época) na região do Jalapão. "Daquela época até hoje a movimentação turística mais que triplicou e o número de empresas que forneciam pacotes turísticos para a região pulou de seis para 50; a capacidade de carga dos atrativos não foi atualizada e nem cadastrados os novos pontos explorados turisticamente na região", aponta o professor. Segundo ele, o Inventário é, até hoje, o único documento já produzido sobre a capacidade de carga do trade turístico do Jalapão.

Participarão do evento o Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), representantes do trade turístico, das prefeituras, ambientais e de comunidades da região. "Nossa preocupação, e a discussão irá se dar nesse sentido, é que além do excesso de carga, o fluxo turístico aumentou muito, há ainda problemas na infraestrutura e há pouca fiscalização. Aliado a tudo isto, a projeção da região na mídia tende a fazer aumentar ainda mais o fluxo, e isto preocupa", enfatiza o professor.

O coordenador destaca que na época do levantamento (2007), foram mapeados e feitos os levantamentos de carga para a região das Dunas, das cachoeiras da Velha e do Formiga e também para o Fervedouro. O documento, então, foi encaminhado para o Naturatins; na época também foi elaborada uma Cartilha de Orientação ao Turista.
No site do evento é possível fazer inscrição, que dará certificação aos participantes.

"O Jalapão+10 vem para marcar estes 10 aos de histórico do primeiro evento com o objetivo maior de comparar os trabalhos e suas respectivas mudanças nesta passagem de tempo. A ideia de realizar o projeto surgiu em uma analogia a eventos similares o Rio+10 e Rio+20 que remetem a ECO 92 ou RIO 92", destaca o site na parte relativa ao histórico do evento.

Programação

30 de outubro - 19h | Mesa Redonda: Iniciativas de uso sustentável dos recursos naturais e a conservação da biodiversidade

• Lúcio Flavo Marini Adorno (Representante Mosaico Jalapão)
  • Elineide Marques (Universidade Federal do Tocantins)