Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus de Gurupi promove discussões sobre o Outubro Rosa

Câmpus de Gurupi promove discussões sobre o Outubro Rosa

Por Heloísa Cipriano | Supervisão: Poliana Macedo | Publicado: Quarta, 25 de Outubro de 2017, 17h26 | Última atualização em Quinta, 26 de Outubro de 2017, 14h40

Seminário envolveu mulheres da equipe de limpeza do câmpus de Gurupi (Foto: Divulgação)Seminário envolveu mulheres da equipe de limpeza do câmpus de Gurupi (Foto: Divulgação)A Gerência de Desenvolvimento Humano (GDH) do câmpus de Gurupi promoveu nessa terça-feira (24) evento de divulgação do "Outubro Rosa", mês do qual é lembrado a prevenção ao câncer de mama. As palestras do evento discutiram a importância desse diálogo da Universidade para com acadêmicas, estimulando o conhecimento sobre o assunto.

Segundo Cássia Medeiros, encarregada do setor de limpeza do Câmpus, a palestra foi muito importante para entender melhor conceitos já apreendidos, como a importância do autoexame para descobrir se há algum pequeno tumor nos seios que pode se desenvolver futuramente. "Agradecemos a iniciativa da UFT e dos envolvidos na organização em disponibilizar um evento como esse, já que muitas de nós, considerando minhas colegas de trabalho, não têm tanto tempo para frequentar postos de saúde e se prevenir corretamente", disse Cássia.

Diante disso, o crescente número de casos de câncer de mama registrados no país, e o fato de que boa parte do público universitário é feminino, mostra a importância de se discutir políticas públicas capazes de conscientizar o público feminino sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença.

O gerente de desenvolvimento humano da GDH do câmpus de Gurupi, Leandro Gomes, lembra que campanhas como essa vêm sendo desenvolvidas desde setembro, com o objetivo de promover o bem estar de toda a comunidade acadêmica. "Enquanto GDH em Gurupi, entendemos que essa campanha do Outubro Rosa é muito importante porque além da conscientização do público alvo, há a conscientização de outros públicos; o Outubro Rosa também é voltado para homens, já que há casos de incidência dessa patologia no sexo masculino. A GDH de Gurupi conta uma agenda de eventos anual e, dentro dessa agenda, temos várias campanhas que são desenvolvidas. Iniciamos esse processo no mês de setembro, com o Setembro Amarelo, trabalhando a conscientização sobre a questão do suicídio e depressão. Fizemos campanhas preventivas de orientação e agora, no Outubro Rosa, apoiamos as atividades desenvolvidas em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Mama de Gurupi", disse Leandro, que ainda lembra a promoção do Dia D, que acontece em todas as quartas-feiras, que dedica mobilização e distribuição de panfletos afim de tornar o mais conhecido possível as formas preventivas da doença.

Leandro também conta que no próximo mês de novembro, o GDH dará continuidade às atividades da agenda positiva com o Novembro Azul, mês do combate e prevenção ao câncer de próstata masculino.

A enfermeira Camila Martins discorre também sobre a importância do autoexame. "A campanha no combate ao câncer de mama é importante exatamente por causa do papel que nós mulheres temos na detecção precoce dessa doença. Ter conhecimento sobre os fatores de risco, dos sinais clínicos e da importância do autoconhecimento da nossa mama é o ponto inicial para combatermos a esta doença que tanto atinge mulheres no mundo todo. Por isso, estamos realizando esse mês no câmpus essas ações de conscientização com entrega de panfletos, palestra e orientações por meio das redes sociais. Precisamos conversar sobre esse assunto e buscar sempre mais conhecimento", analisa Camila.

marcador(es): Gurupi,Home