Página inicial > Últimas Notícias > Documentário explora as definições para o que é ciência
DIA C DA CIÊNCIA

Documentário explora as definições para o que é ciência

Por Samuel Lima e Heloísa Cipriano | Publicado: Quarta, 25 de Outubro de 2017, 02h36 | Última atualização em Quarta, 25 de Outubro de 2017, 10h51

Professor Wagner Silva (em pé) com parte da turma de pós-graduandos que atuou na produção do documentário (Foto: Heloísa Cipriano/Dicom)Professor Wagner Silva (em pé) com parte da turma de pós-graduandos que atuou na produção do documentário (Foto: Heloísa Cipriano/Dicom)O que é fazer ciência? É em torno dessa pergunta que o documentário "Letras com Ciências" foi produzido por 11 pós-graduandos dos cursos stricto sensu (mestrado e doutorado) dos programas de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL), do Câmpus de Araguaína, e do Programa de Pós-Graduação em Letras (mestrado/PPGLetras) do Câmpus de Porto Nacional. Divulgado nesta quarta-feira (25) no canal oficial da Universidade Federal do Tocantins no Youtube, o documentário foi produzido sob orientação do professor Dr. Wagner Rodrigues Silva, que também teve participação ativa na edição do documentário. Foram entrevistados 23 discentes matriculados em diferentes licenciaturas de quatro instituições públicas de ensino superior, nas grandes áreas das Ciências Exatas, Humanas e Naturais.

O resultado, segundo o professor Silva, trouxe surpresas. "Principalmente pelo fato de alunos das Ciências Naturais conseguirem explicar como funcionam as Humanidades. A ideia do nosso documentário é para que chame a atenção dos professores das licenciaturas para o que já está acontecendo. Isso significa que muitas vezes essas aulas das licenciaturas são reprodução de conhecimento. Se a população não entender como funciona a pesquisa de forma geral, como ela cobrará o governo a apoiar os pesquisadores, se nem eles sabem direito o que estão fazendo?", questiona.

Outro ponto ressaltado no documentário é fato de que estudantes das áreas de Exatas conseguem ter muito claro quais são as contribuições de sua área para a ciência, e também conseguiram - a partir dos conceitos de suas áreas - explicar o que é ciência no campo das humanidades. "Mas quando perguntamos para licenciaturas em Letras, Filosofia e Artes, ou seja, o pessoal de humanas, eles não conseguiram explicar com clareza qual a conclusão científica da sua própria área", contou. Segundo o professor Silva, o trabalho de pesquisa para a produção do documentário foi orientado teoricamente pela abordagem dos Letramentos Científicos, desenvolvida na perspectiva da Linguística Aplicada e idealizada para contribuir com a democratização de conhecimentos sobre práticas científicas, características das mais diversas disciplinas ou campos do conhecimento.

O acadêmico Bruno Reis, que foi responsável pela edição do documentário, destacou que a captação das falas (sonoras) ocorreu de forma mais descontraída, como uma conversa informal. "Se eu não tivesse estudado a questão da noção que o aluno de licenciatura tem sobre a própria produção científica teria me impactado muito o fato de a maioria deles não terem noção sobre ciência, e às vezes ficavam buscando uma ideia sem saber exatamente o que falar", pontuou.

Outra pós-graduanda, Eloíza Marinho, que é professora de Pedagogia do Câmpus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), frisou que o documentário gera questionamentos de como a Pedagogia pode contribuir para que as pessoas saibam o que é fazer ciência. "A ciência se faz também tanto nas ciências humanas, nas ciências sociais, no campo da educação. Esse diálogo entre teoria e as práticas pedagógicas nas escolas também é ciência", relata.

Dia C da Ciência
O Dia C da Ciência é uma iniciativa do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop) e mobiiliza diversas instituições de ensino superior de todo o país. A data faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O objetivo é a realização de atividades em escolas, museus, espaços públicos, espaços institucionais, com o intuito de mostrar à comunidade a importância das pesquisas e de como estas influenciam o cotidiano de todas as pessoas.

Confira, abaixo, a íntegra do documentário:

marcador(es): Araguaína,PPGL,PPGLetras,Home