Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Capacitação para enfermeiros marca implantação do Protocolo Cuidados com a Pele no HDT-UFT
Início do conteúdo da página
Araguaína

Capacitação para enfermeiros marca implantação do Protocolo Cuidados com a Pele no HDT-UFT

Por Daianni Parreira | Publicado: Sexta, 06 de Outubro de 2017, 18h14 | Última atualização em Sexta, 06 de Outubro de 2017, 18h15

Capacitação para enfermeiros do quadro assistencial sobre cuidados com a pele com foco nas principais lesões existentes nos casos atendidos no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT) marcou o início da implantação do Protocolo Cuidados com a Pele durante essa semana, que segue com programação até segunda-feira (09). A unidade de saúde é vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e fica instalada no município de Araguaína (TO).

De acordo com a chefe da Unidade de Gestão de Riscos Assistências, Raimunda Maria Ferreira de Almeida, espera-se como resultados, melhorias nos processos de trabalho com redução do tempo de internação dos pacientes com feridas agudas e crônicas, principalmente pela utilização de coberturas especificas para o tratamento destas lesões.

Durante aula teórica referente ao Protocolo de Cuidados com a Pele (Foto: Daianni Parreira)

Além disso é também objetivo instrumentalizar os profissionais sobre as principais características e funções da pele; entender os fatores que alteram a integridade da pele; compreender os fatores que interferem no envelhecimento e cuidados com a pele; definir lesão ou ferida e compreender o processo de cicatrização e as fases da cicatrização; identificar os tipos de tecidos presentes no leito das feridas e na pele perilesão; recomendar as coberturas de acordo com as características da ferida e acompanhar sua evolução.

A chefe da Divisão de Enfermagem, Áurea Maria Casagrande da Luz parabenizou os participantes pelo engajamento e lembrou da responsabilidade do enfermeiro no cuidado ao paciente. “São nestas oportunidades que podemos nos empoderar do saber e mostrar porque somos imprescindíveis. A equipe organizadora merece todo nosso reconhecimento”, enfatizou.

Aula prática da capacitação em cuidados com a pele (Foto: Daianni Parreira)

Para a enfermeira do Centro Cirúrgico Ambulatorial e Central de Material e Esterilização (CME), Maria Catarina de Almeida Squiavenato, participar da capacitação está sendo uma oportunidade ímpar. “Acredito que com o conhecimento aliado ao comprometimento, alcançaremos a excelência no atendimento ao nosso paciente. O curso está sendo muito produtivo, uma vez que pude aprimorar e agregar conhecimentos, estou ansiosa pelo próximo módulo”, concluiu, parabenizando a equipe organizadora.

Metodologia

A metodologia adotada caracteriza-se em aulas teóricas e práticas ministradas pelos profissionais do HDT-UFT: Enfermeira Estomaterapeuta Raimunda Maria Ferreira de Almeida e os Médicos Cirurgiões, Lilian Cristhian Ferreira dos Santos Rocha e Marcelo de Oliveira Melo. E também colaboraram as profissionais Enfermeiras Estomaterapeutas Gabriela Ramos Mollo do Hospital Dom Orione (HDO) e Patrícia Lima Mercês do Hospital Regional de Araguaína (HRA).

A implantação deste protocolo contou com o apoio da Gerência de Atenção à Saúde (GAS), Divisão de Gestão do cuidado, Divisão de enfermagem e Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente (SVSSP). Foi o segundo a ser efetivado, seguido do protocolo de Higienização das Mãos, implantado no mês de agosto.

registrado em:
marcador(es): Araguaína,Home,HDT-UFT
Fim do conteúdo da página