Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Engenharia de Alimentos comemora 23 anos nesta sexta-feira
Jubileu de Palha

Curso de Engenharia de Alimentos comemora 23 anos nesta sexta-feira

Por Caroline Falcão | Publicado: Sexta, 22 de Setembro de 2017, 11h03 | Última atualização em Sexta, 22 de Setembro de 2017, 15h21

São 23 anos de lutas, vitórias e uma história comemorada nesta sexta-feira (22) pelo curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Palmas. Para lembrar a data o curso realiza uma programação especial, o dia todo, no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), e à noite finaliza com uma festa de integração. O evento também comemora os 20 anos do Centro Acadêmico (CA) do curso.

Para a professora e coordenadora do evento, Glêndara Martins, é a primeira vez que a UFT comemora a data de criação do curso, e realiza um evento de jubileu. "O evento serve para relembrarmos nossas conquistas ao longo desses anos e também para motivar os professores e alunos do curso, valorizando assim a formação e a profissão", explica.

Na ocasião, o reitor da UFT, Luiz Eduardo Bovolato, falou sobre a contribuição de cada pessoa, ao longo desses anos, para o crescimento do curso de Engenharia de Alimentos. "Não se constrói um grande curso em pouco tempo, é um processo contínuo e coletivo de muita dedicação e esforço e todos que passaram pelo curso e tiveram sua parcela de contribuição, e, hoje, a Engenharia de Alimentos tem se destacado no âmbito econômico e social do país", destaca.

O evento contou com a cerimônia de abertura nesta manhã de sexta-feira (22), onde foram homenageados os coordenadores anteriores que passaram pelo curso e os ex-presidentes do Centro Acadêmico de Engenharia de Alimentos. A programação teve ainda com duas palestra, pela manhã, com a professora Iracema de Oliveira, primeira formada da primeira turma de Engenharia de Alimentos do Brasil que falou sobre os desafios, conquistas e metas para a profissão. Após, teve a palestra sobre o Panorama nacional do mercado de trabalho para o Engenheiro de Alimentos, com a representante da Associação Brasileira dos Engenheiros de Alimentos (Abea), Luciana Gama.

No período da tarde, ocorre duas mesas-redondas: a primeira sobre a Legislação e atuação do Engenheiro de Alimentos e a outra sobre Consultoria e atuação industrial. Para encerramento, acontece, às 21h, uma festa de confraternização no Clube da Assefaz.

Curso
A acadêmica Jarlene Santana, 6º período, fala sobre sua escolha pela engenharia de alimentos. "No início eu queria fazer engenharia civil, porém um amigo meu que fazia engenharia de alimentos na época falou muito bem do curso para mim, e acabei optando por este. Hoje, gosto muito do curso e pretendo atuar na área de pesquisas", ressalta.

O curso foi criado nesta data , ainda na época da antiga Universidade do Tocantins (Unitins), que, posteriormente, veio a se tornar UFT. A Engenharia de Alimentos objetiva formar profissionais capacitados a atender as exigências técnicas, operacionais e científicas das indústrias e instituições voltadas para a área alimentícia.