Página inicial > Últimas Notícias > Cursos de Nutrição e Enfermagem da UFT têm conceito 4 no Enade 2016
ACIMA DA MÉDIA

Cursos de Nutrição e Enfermagem da UFT têm conceito 4 no Enade 2016

Publicado: Segunda, 11 de Setembro de 2017, 17h39 | Última atualização em Terça, 12 de Setembro de 2017, 01h42

Estudantes de Nutrição em projeto de extensão desenvolvido em unidades de saúde de Palmas (Foto: Divulgação)O curso de Nutrição da Universidade Federal do Tocantins obteve o maior índice computado entre instituições avaliadas na região Norte, no Exame Nacional de Desempenho dos estudantes (Enade) referente a 2016. Além de Nutrição, o curso de Medicina da UFT também figura em primeiro na região. O índice computado pelo curso de Nutrição no Conceito Enade (Contínuo) ficou em 3,1188 o que resultou em um Conceito quatro (4) na faixa do Enade, superando outros 16 cursos de instituições de ensino superior (IES) como a Universidade Federal do Pará (UFPA), com o segundo melhor índice (3,0756), e a Universidade Federal do Acre (Ufac), com índice Enade contínuo em 2,5792.

A UFT é a única no Tocantins a ofertar o curso de Nutrição. A graduação é ofertada desde 2007. Conforme o Catálogo de Cursos da UFT, o profissional bacharel em Nutrição tem um perfil profissional tecnicamente habilitado para planejar,organizar, dirigir, supervisionar e avaliar serviços de alimentação e nutrição. O tempo de conclusão do curso varia de oito (duração miníma) a 12 (duração máxima) semestres.

Enfermagem

Outro curso bem colocado com Conceito Enade em faixa quatro (4) na região Norte do Brasil é o de Enfermagem da UFT. Entre 55 cursos avaliados na região, o curso tocantinense ficou com o sexto melhor índice (3,2867); em nível estadual, superou as outras dez instituições avaliadas pelo Enade no ano passado. Os números foram divulgados no início deste mês pelo MEC.

O Enade é realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e mede o desempenho dos estudantes (avaliando conhecimento, competências e habilidades) ao longo do curso. Os índices do Enade apontam para a qualidade do curso avaliado e os outros restantes de determinada área do país. Os valores variam de 1 a 5, sendo 1 e 2 abaixo da média; 3 na média; e os índices 4 e 5 os que estão acima da média.

Em 2016 foram avaliados 4,3 mil cursos de 1997 instituições de ensino, envolvendo 18 áreas - bacharelados e licenciaturas nas áreas de ciências agrárias e da saúde e afins, e também cursos tecnológicos de saúde e ambiente, produção de alimentos, militar, segurança e recursos naturais. Mais de 216 mil estudantes se inscreveram e 195.757 participaram do Exame.

Confira abaixo como ficaram os cursos da UFT avaliados no último Enade:

Números da UFT no Enade 2016
Curso (Câmpus) Conceito Enade