Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Divulgada a programação completa e lista de trabalhos para o II Interfor
Início do conteúdo da página
Encontro Internacional

Divulgada a programação completa e lista de trabalhos para o II Interfor

Por Heloísa Cipriano | Supervisão: Samuel Lima | Publicado: Quarta, 06 de Setembro de 2017, 17h45 | Última atualização em Segunda, 11 de Setembro de 2017, 17h01

O II Encontro Internacional sobre a Formação Docente para Educação Básica e Superior (Interfor) terá início na próxima terça-feira (12) no Câmpus de Palmas, e se estenderá até dia 15. Organizado pelos programas acadêmico e profissional de Pós-Graduação em Educação (PPGE e PPPGE); Diretoria de Tecnologias Educacionais (DTE); e a Rede Interregional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (Rides), o evento procurará debater a formação docente, o currículo e as práticas pedagógicas no ensino e contará com carga horária de 40 horas. A organização já divulgou a programação completa do evento, bem como a lista de trabalhos aprovados.

As inscrições para participar como ouvinte estão abertas até este sábado (9), com diferentes valores para estudantes e professores.

Além do II Interfor, ocorrerá também o VII Encontro Interregional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Formação Docente para a Educação Básica e Superior (Enforsup). O Enforsup nasceu a partir da criação da Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Formação Docente para a Educação Básica e Superior (RIDES) e da necessidade de se criar um espaço de diálogo e intercâmbio entre pesquisadores dessas regiões, com o intuito de produzir uma convergência de olhares sobre a formação docente para o Ensino Superior e a Educação Básica. Desde 2008 ocorre o encontro, que originou o I Interfor.

Segundo o coordenador geral do II Interfor, Damião Rocha, é o primeiro evento internacional em educação sediado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFT. "Reúne pesquisadores da Europa e de várias universidades brasileiras do Centro-Oeste, Norte e Nordeste, como UnB, UFPE, UFPI, UFPA e Ufopa com mais de 300 trabalhos a serem apresentados. O evento é um esforço do coletivo de docentes do programa em busca de parcerias para sua internacionalização, dado que temos atualmente dois mestrados em educação: o Acadêmico e o Profissional, com 40 vagas ao todo, que poderão receber alunos da Espanha, Uruguai, Paraguai, Colômbia e Venezuela, e de países africanos de língua portuguesa, como Cabo Verde, Canárias, Madeira, São Tomé e Príncipe. É nesse sentido que temos trabalhado nesses seis anos de existência do programa de educação com 35 mestres já formados inclusive com dois deles já concursados na UFT".

O projeto do evento foi organizado pelos professores Rocha e Jocyléia Santana, coordenadores do PPPGE e PPGE, juntamente com as professoras da Universidade de Brasília (UnB) Ilma Passos e Liliane Machado. Segundo Jocyleia, haverá apresentação de trabalhos de várias regiões. "A média de expectativa do público é de 300 pessoas inscritas e uma estimativa de 500 pessoas por dia. Afim de discutir as práticas pedagógicas, trouxemos o Dr. Roberto Aparici, especialista em comunicação educacional. No evento, haverá a discussão da necessidade de uma mudança que não envolve apenas a introdução de novas tecnologias, mas uma educação baseada em paradigmas participativos, a construção de conhecimento coletivo e acesso à ferramentas que permitam interagir com essa hibridização de linguagens no contexto da convergência de mídia em que estamos. A mudança, de acordo com Aparici, é urgente e necessária para não transformar a sociedade em analfabetos funcionais dessas novas línguas", disse.

Saiba mais

O Interfor nasceu da realização do sexto evento do Enforsup, em 2015. Coordenado pela Universidade de Brasília (UnB), a UFT participou do evento, levando uma caravana de professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). O objetivo da criação do Interfor foi de possibilitar o aprofundamento das discussões entre pesquisadores e profissionais envolvidos com a Educação Básica e Superior sobre o papel do currículo e da avaliação na formação docente em instituições educativas. No mesmo ano, a UFT foi eleita representante da possibilitar o aprofundamento das discussões entre pesquisadores e profissionais envolvidos com a Educação Básica e Superior sobre o papel do currículo e da avaliação na formação docente em instituições educativas (RIDES) da região Norte.

O Programa tem parceria com duas redes internacionais de pesquisa: a Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Formação Docente para a Educação Básica e Superior (RIDES) e a Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC). A RIDES, constituída por pesquisadores que investigam o tema Formação e Desenvolvimento Profissional Docente para a Educação Básica e Superior, é o mecanismo proposto para o intercâmbio de conhecimentos, métodos investigativos e alternativas entre as instituições educativas das três regiões participantes. A RIEC, criada num fórum internacional sobre inovação e criatividade acontecido em Barcelona, na Espanha, propõe a socialização de pesquisas e práticas educativas inovadoras, apresentando resultado das pesquisas.

Mais informações podem ser obtidas no e-mail do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou na página do evento.

registrado em:
marcador(es): Palmas,Interfor,PPGE,PPPGE,Home
Fim do conteúdo da página