Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Confira quem vai participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes
Início do conteúdo da página
GRADUAÇÃO

Confira quem vai participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes

Por Samuel Lima | Publicado: Segunda, 04 de Setembro de 2017, 10h19 | Última atualização em Segunda, 04 de Setembro de 2017, 10h20

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) divulgou na última sexta-feira (1º) a lista definitiva com os nomes dos estudantes que serão avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2017. Ao todo 22 cursos da UFT entre bacharelado, licenciatura, Parfor e EaD passarão pela avaliação.

Na UFT, os alunos que serão avaliados são dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Educação Física, Física, Geografia, História, Letras-Português, Letras-Inglês, Pedagogia, Matemática, Química e Química Ambiental.

Na ocasião, os candidatos selecionados que necessitarem de atendimento personalizado e/ou específico para participação no Enade 2017 deverão especificar o atendimento por meio do Cadastro dos Estudantes Habilitados para o Exame até o dia 03 de novembro no site http://portal.inep.gov.br/enade. Os estudantes deverão informar seus dados pessoais e de contato, e indicar atendimento especializado e/ou específico, sendo que deverão ainda dispor de laudo médico que motiva a solicitação de atendimento especializado.

Além do atendimento especializado ou específico, os alunos selecionados deverão realizar o preenchimento do Questionário do Estudante, entre os dias 4 de setembro e 26 de novembro. Já os acadêmicos que queiram ser designados pelo seu nome social poderão fazer o pedido no período de 11 de setembro a 15 de novembro, por meio do seguinte site: http://portal.inep.gov.br/enade.

Mais informações no portal da UFT, no site do Inep, ou nos telefones: (63) 3232-8032/8225 ou e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O que é o Enade?
O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo geral avaliar o desempenho dos estudantes em relação a conteúdos programáticos, habilidades e competências para atuação profissional e conhecimentos sobre a realidade brasileira e mundial, bem como sobre outras áreas do conhecimento.

Como é a prova?
A prova é constituída pelo componente de Formação Geral, comum a todas as áreas, e pelo componente específico de cada área. O componente de Formação Geral tem dez questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha. O Componente Específico tem 30 questões, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha. O concluinte tem quatro horas para resolver toda a prova.

O que é o cadastro dos estudantes?
Até novembro os concluintes regulares precisam checar seus cadastros no Enade no site http://enade.inep.gov.br/. O Inep aponta que, embora as inscrições sejam realizadas pelos coordenadores dos cursos, a partir de 2017 é responsabilidade do participante preencher algumas informações pessoais e solicitar, caso necessário, atendimento especializado e/ou específico.

Devo preencher um questionário do estudante?
Sim. Além do cadastro, novidade em 2017, continua sendo obrigatório para o participante responder ao "Questionário do Estudante", um dos quesitos, juntamente com a realização da prova, para obtenção de regularidade no Enade.

O preenchimento do documento será entre 4 de setembro até 26 de novembro. Diferentemente do que ocorria em edições anteriores do Enade, não será possível responder ao questionário depois da aplicação do Exame.

Quem não faz o Enade fica sem o diploma?
Sim, de acordo com o Inep. "A participação do estudante habilitado ao Enade é condição indispensável ao registro da regularidade no histórico escolar, assim como à expedição do diploma pela Instituição de Educação Superior (IES). Em 2017, somente os estudantes concluintes participarão da prova a ser aplicada em 26 de novembro de 2017."

registrado em:
marcador(es): Graduação,Prograd,Enade,Home
Fim do conteúdo da página