Página inicial > Últimas Notícias > Período para inscrições na oficina do "Projeto Educação e Cidadania" termina amanhã
Extensão

Publicado: Segunda, 04 de Setembro de 2017, 09h20 | Última atualização em Segunda, 04 de Setembro de 2017, 14h10

Com o  intuito de estimular e capacitar acadêmicos e pessoas da comunidade em geral para o exercício do controle social na aplicação de recursos públicos, o curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Observatório Social de Palmas (OSP) promove nesta terça-feira (05), no Câmpus de Palmas, a segunda oficina do projeto de extensão universitária “Educação e Cidadania: Controle Social na Aplicação de Recursos Públicos".  Os interessados poderão se inscrever até a manhã de terça-feira, por meio do link disponível aqui. O número de vagas é limitado a 40 participantes.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Eder Lucinda, nesta terça-feira os tópicos abordados serão sobre Controle Social no Brasil. " Abordaremos a Dinâmica da gestão fiscal e os dispositivos legais para o exercício do controle social. Os instrumentos para o efetivo exercício do controle social como os portais de transparência, sistemas de informação ao cidadão, ouvidorias, dados abertos, dentre outros", explica.

A oficina será ministrada pelo coordenador, com a participação da presidente do Observatório Social de Palmas (OSP), Cláudia Regina de Sousa e Silva.

Primeira oficina

Oficina do projeto Educação e Cidadania: Controle Social na Aplicação de Recursos Públicos Foto DivulgaçãoOficina do projeto Educação e Cidadania: Controle Social na Aplicação de Recursos Públicos Foto DivulgaçãoA primeira oficina aconteceu no dia 08 de julho, no Bloco J, sala 101 (O mesmo local onde acontecerá a oficina desta terça). O evento contou com a participação de  alunos dos cursos de economia, administração, direito e contabilidade, além de outras pessoas da comunidade. Na ocasião também esteve presente a presidente do Observatório Social de Palmas, Cláudia Regina.

Segundo o professor Eder Lucinda, coordenador do projeto, os participantes dessa oficina tiveram a oportunidade de conhecer e debater sobre espaços e instrumentos de exercício do controle social do gasto público, com a demonstração prática de trabalhos já realizados pelo OSP”.

Ainda de acordo com a coordenação, as oficinas com atividades teóricas e práticas podem também ocorrer fora da universidade dependendo da especificidade da demanda cadastrada. Entre os tópicos do programa das oficinas estão: controle social no Brasil; dinâmica da gestão fiscal e dispositivos legais para o exercício do controle social; instrumentos para o efetivo exercício do controle social, como portais de transparência, sistemas de informação ao cidadão, sistemas de ouvidorias e dados abertos.

Saiba mais sobre o Projeto de Extensão na matéria vinculada anteriormente

banner de divulgaçãobanner de divulgação