Página inicial > Últimas Notícias > Sai a lista provisória de alunos que farão o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes
AVALIAÇÃO DISCENTE

Por Caroline Falcão | Publicado: Quarta, 30 de Agosto de 2017, 15h03 | Última atualização em Sexta, 01 de Setembro de 2017, 11h45

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) divulgou nesta quarta-feira (30) a lista provisória com os nomes dos candidatos. Ao todo 22 cursos da UFT entre bacharelado, licenciatura, Parfor e EaD serão avaliados no Exame.

Na UFT, os alunos que serão avaliados são dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Educação Física, Física, Geografia, História, Letras-Português, Letras-Inglês, Pedagogia, Matemática, Química e Química Ambiental.

Na ocasião, os candidatos selecionados que necessitarem de atendimento personalizado e/ou específico para participação no Enade 2017 deverão especificar o atendimento por meio do Cadastro dos Estudantes Habilitados para o Exame até o dia 03 de novembro no site http://portal.inep.gov.br/enade. Os estudantes deverão informar seus dados pessoais e de contato, e indicar atendimento especializado e/ou específico, sendo que deverão ainda dispor de laudo médico que motiva a solicitação de atendimento especializado.

Além do atendimento especializado ou específico, os alunos selecionados deverão realizar o preenchimento do Questionário do Estudante, entre os dias 4 de setembro e 26 de novembro. Já os acadêmicos que queiram ser designados pelo seu nome social poderão fazer o pedido no período de 11 de setembro a 15 de novembro, por meio do seguinte site: http://portal.inep.gov.br/enade.

Mais informações no portal da UFT, no site do Inep, ou nos telefones: (63) 3232-8032/8225 ou e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O que é o Enade?
O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo geral avaliar o desempenho dos estudantes em relação a conteúdos programáticos, habilidades e competências para atuação profissional e conhecimentos sobre a realidade brasileira e mundial, bem como sobre outras áreas do conhecimento.

Como é a prova?
A prova é constituída pelo componente de Formação Geral, comum a todas as áreas, e pelo componente específico de cada área. O componente de Formação Geral tem dez questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha. O Componente Específico tem 30 questões, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha. O concluinte tem quatro horas para resolver toda a prova.

O que é o cadastro dos estudantes?
Até novembro os concluintes regulares precisam checar seus cadastros no Enade no site http://enade.inep.gov.br/. O Inep aponta que, embora as inscrições sejam realizadas pelos coordenadores dos cursos, a partir de 2017 é responsabilidade do participante preencher algumas informações pessoais e solicitar, caso necessário, atendimento especializado e/ou específico.

Devo preencher um questionário do estudante?
Sim. Além do cadastro, novidade em 2017, continua sendo obrigatório para o participante responder ao "Questionário do Estudante", um dos quesitos, juntamente com a realização da prova, para obtenção de regularidade no Enade.

O preenchimento do documento será entre 4 de setembro até 26 de novembro. Diferentemente do que ocorria em edições anteriores do Enade, não será possível responder ao questionário depois da aplicação do Exame.

Quem não faz o Enade fica sem o diploma?
Sim, de acordo com o Inep. "A participação do estudante habilitado ao Enade é condição indispensável ao registro da regularidade no histórico escolar, assim como à expedição do diploma pela Instituição de Educação Superior (IES). Em 2017, somente os estudantes concluintes participarão da prova a ser aplicada em 26 de novembro de 2017."

marcador(es): Enade,Geral,Home