Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > “Diálogo Sementes” aborda importância do serviço de psicologia na RAS e homenageia profissionais do HDT-UFT
Início do conteúdo da página
Araguaína

“Diálogo Sementes” aborda importância do serviço de psicologia na RAS e homenageia profissionais do HDT-UFT

Por Daianni Parreira | Publicado: Terça, 29 de Agosto de 2017, 11h20 | Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2017, 11h23

Na tarde da última sexta-feira (25), os psicólogos do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) receberam homenagens antecipadas em comemoração ao seu dia, celebrado no domingo (27). Na ocasião, houve o diálogo sementes, com abordagem sobre os serviços de psicologia na Rede de Atenção à Saúde (RAS) conduzido pela psicóloga convidada Ivana Moura, membro do Conselho Regional de Psicologia.

Ivana falou sobre os desafios da profissão e relatou as ações e projetos desenvolvidos no Centro Estadual de Reabilitação. Após debate entres os participantes, ela reforçou sua satisfação em participar do evento, no sentido de promover a troca de experiências e melhorar a atuação da psicologia nas duas instituições, que prestam serviços semelhantes.

Em seguida, houve uma série de homenagens aos quatro profissionais da área, Satila Evely, Ruy Silva, Paulo Sousa e Kássia Délany com a apresentação do perfil de cada um, mensagens, vídeos e confraternização. Colaboradores da Divisão de Gestão do Cuidado e da Unidade Multiprofissional foram os envolvidos na organização.

Diálogo sementes sobre o serviço de psicologia na Rede de Atenção à Saúde (Foto: Daianni Parreira)

Para o fisioterapeuta, Santo Ézio Bazzo Júnior, o mais marcante foi o depoimento de quem recebe os cuidados. “O feedback positivo dos usuários do serviço agrega muito valor as homenagens, o reconhecimento do próprio paciente, a gratidão com que trataram os colegas de trabalho faz com que percebamos o carinho com que cada profissional exerce suas funções, foi uma honra, fiquei muito satisfeito e emocionado por fazer parte dessa equipe”, enfatizou.

A terapeuta ocupacional Cinthya Martins de Souza também mencionou sua satisfação em fazer parte da equipe. “Eles contribuem todos os dias para o meu trabalho e para que o hospital tenha um atendimento humano e integral. Eu vejo isso todos os dias e isso me inspira e me faz querer ser melhor e tornar nossa equipe mais unida ainda, queria retribuir um pouco que eu já recebi deles e tornar esse dia o mais emocionante possível. Acho que é isso, valoriza-los não só por sua profissão, mas por quem são”, concluiu.

Uma das pessoas homenageadas, a psicóloga e chefe da Unidade Multiprofissional, Satila Evely avaliou o encontro como um momento ímpar, em que discutiram as práticas da psicologia, “além do papel do psicólogo na sociedade e suas atribuições no âmbito hospitalar, sendo o acolhimento, a empatia, a escuta e as intervenções terapêuticas, ferramentas importantes de cuidado”, disse, ressaltando ainda a articulação e o trabalho em equipe como um ponto marcante para o resultado de um lindo e emocionante evento.

registrado em:
marcador(es): Araguaína,HDT,Home
Fim do conteúdo da página