Página inicial > Últimas Notícias > Ações estudantis serão discutidas em fórum no Câmpus de Palmas
Proest

Ações estudantis serão discutidas em fórum no Câmpus de Palmas

Por Heloísa Cipriano | Supervisão: Samuel Lima | Publicado: Sexta, 25 de Agosto de 2017, 17h07 | Última atualização em Sexta, 25 de Agosto de 2017, 23h52

Na próxima segunda-feira (28), ocorrerá em Palmas o 3º Encontro do Fórum Permanente de Assistência Estudantil. O evento, promovido pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proest), objetiva discutir os programas de Assistência Estudantil (Auxílio Permanência, Saúde, Moradia e Alimentação) nos modelos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) e a aplicação dos recursos da Universidade. O Fórum está marcado para começar às 8h, no auditório do Bloco IV (Reitoria).

O objetivo do 3° Encontro do Fórum Permanente de Assistência Estudantil é ouvir os acadêmicos, buscando construir de forma conjunta as diretrizes que irão nortear a política de assistência estudantil da UFT. A realização do Fórum permite à Proest conhecer a visão dos alunos da UFT e suas necessidades, incorporando sugestões para o desenvolvimento dos programas.

A diretora de Acompanhamento dos Programas de Assistência Estudantil da Proest, Marta Abreu, destacou a importância do Fórum para os estudantes da Universidade. "Esse fórum se torna importante porque é o momento dos alunos falarem das suas necessidades, do que é mais importante no momento. É um momento no qual o pró-reitor discute os recursos da Assistência Estudantil com os alunos, resultando na oportunidade dos estudantes de demonstrar o que é prioritário para eles. Então, esse Fórum é um momento de discussão dos alunos, onde os representantes de cada câmpus trazem as demandas para a Reitoria. É feito um documento de tudo o que é discutido no Fórum e, de acordo com o que é decidido, é feito o encaminhamento posteriormente."

A programação do evento pode ser conferida no quadro abaixo.

Horário Atividade

Credenciamento
8h30 às 9h Abertura do Fórum – Reitoria e Pró-reitores
9h às 9h30 Informes
9h30 às 10h Apresentação dos dados da pesquisa - Dirav
10h às 10h30 Apresentação do Cubo - DAE
10h30 às 11h Expansão dos Programas – Auxílio Alimentação e Auxílio Moradia – DAM
11h às 12h Professor Kherlley Barbosa
12h Almoço
14h às 14h30 Orçamento 2018
14h30 às 15h30 Discussão
15h30 às 18h Encaminhamentos
18h Encerramento

Saiba mais

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest) atua como gestora da política de assistência estudantil e comunitária da Universidade Federal do Tocantins (UFT) apoiando o estudante nas suas diversas demandas, promovendo a sua interação no meio acadêmico e viabilizando a sua permanência por meio de ações vinculadas ao desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Nela, há o acompanhamento dos Programas de Assistência Estudantil, como Auxílio Alimentação, Auxílio Moradia, Auxílio Permanência e Auxílio Saúde.

O Programa Auxílio Alimentação da UFT tem como objetivo atender as necessidades básicas de alimentação dos discentes, de modo a contribuir para sua permanência na Universidade, a continuidade dos estudos e a conclusão do curso de graduação; o Programa Auxílio Moradia conta com as Casas do Estudante nas cidades de Arraias, Araguaína, Gurupi, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis para atender aqueles que necessitam de suporte para se manter estudando nestas cidades, contando também com três casas exclusivas para os estudantes indígenas localizadas nas cidades de Palmas, Miracema e Araguaína mantidas pela União dos Estudantes Indígenas do Tocantins (Uneit); o Programa Auxílio Permanência da UFT tem como objetivo geral contribuir para que estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica tenham condições de continuar seus estudos e concluir o Ensino Superior; e o Programa Auxílio Saúde é um subsídio financeiro, com prazo determinado, concedido aos estudantes de graduação presencial da UFT, em casos que por alguma questão não conseguem custear parte das despesas com atendimento psicológico ou psiquiátrico de acordo com a necessidade e gastos com medicação, a fim de que ele possa cumprir com as indicações de tratamento.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (63) 3232-8113 ou e-mail da Diretoria de Acompanhamento de Assistência Estudantil Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

marcador(es): Palmas,Proest,Home